Oferta e procura de vagas para trabalhadores portadores de deficiência ainda é baixa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Agência do Trabalhador, realizou ontem o “Dia D”, dedicado exclusivamente ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, visando a sua inclusão no mercado de trabalho.
Na avaliação do gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone, tanto a oferta quanto a procura por vagas para trabalhadores portadores de deficiência, ainda são baixas.
“Com este Dia D, o nosso objetivo foi reforçar a importância de as empresas contratarem pessoas com mobilidade reduzida. Muitas vezes a pessoa tem deficiência auditiva e por isso não pode trabalhar como telefonista, por exemplo, mas pode trabalhar em vários outros setores. Um cadeirante talvez não possa cuidar de um almoxarifado, mas pode ser um bom telefonista, atendente. Tudo é uma questão de que a empresa não pense em abrir a vaga apenas para cumprir uma obrigação legal, mas para dar uma oportunidade profissional, participar de um processo de inclusão social no ambiente de trabalho”, ponderou Barone.
De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91, as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1.000 funcionários – 4%; de 1001 em diante – 5%.
Os empresários que tiverem interesse em abrir vagas para portadores de deficiência devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador através do telefone 3421-2650 ou enviar um oficio para o e-mail agparanavai@setp.pr.gov.br. Os trabalhadores com mobilidade reduzida que estiverem à procura de um emprego, também podem procurar a Agência para fazer o cadastro.