Oficina abordará integração de mandiocultura e pecuária

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promoverá uma oficina sobre o cultivo de mandiocultura integrado à pecuária. Será no próximo dia 4 de maio, na Fazenda Experimental de Paranavaí. A inscrição é gratuita e limitada a 100 pessoas. Podem participar do evento produtores rurais e técnicos.
O engenheiro agrônomo Mario Takahashi, da Fazenda Experimental de Paranavaí, explicou que além das pesquisas desenvolvidas no Iapar, serão abordadas as experiências da Embrapa. Pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Rondon, também apresentarão seus estudos.
Os assuntos técnicos começarão às 9h15 com a explanação de Emerson Fey, da Unioeste, que abordará a mecanização no cultivo mínimo e no plantio direto. Em seguida, Marcos Antônio Rangel, da Embrapa, falará sobre o plantio direto e o cultivo mínimo. O último módulo do período da manhã será com Mario Takahashi, sobre o plantio direto e a integração lavoura-pecuária.
No início da tarde, a primeira palestra acontecerá às 14h com os pesquisadores Kátia Gobbi e Jonez Fidalske, do Iapar. O ciclo de palestras será encerrado com Venâncio Kotsobu e Cleto Lanziani Janeiro. Para terminar o evento, será realizado debate sobre os temas explanados durante a oficina.