Oficina fotográfica e exibição de filme homenageiam cineasta Ingmar Bergman
No ano em que o cineasta sueco Ingmar Bergman completaria o centenário, homenagens são realizadas em diferentes países. No Brasil não é diferente: unidades do Sesc de todo o território nacional exibem filmes e organizam atividades culturais voltadas para a história e a obra dele.
Em Paranavaí, hoje é dia da oficina “Recortes fotográficos surrealistas – o beijo de Man Ray em Liv Ulmann”. O evento tem início às 14 horas, na unidade central do Sesc, próximo à Praça dos Pioneiros. A participação é gratuita.
O técnico em Atividades Culturais e Artísticas do Sesc de Paranavaí, Edson Godinho, explicou que a ideia é fazer recortes fotográficos e compor rostos. Será uma alusão ao trabalho do fotógrafo Man Ray, que trabalhou com a temática dos beijos a partir de imagens de atrizes, entre as quais, Liv Ulmann.
Quem participar da oficina de hoje também produzirá fotografias que comporão gifs animados. A intenção, disse Godinho, é propor uma ligação entre a arte fotográfica de Man Ray e a realidade atual.
E se Liv Ulmann foi importante para o trabalho de Ray, não é diferente quando se trata do cineasta Ingmar Bergman. “É uma das atrizes mais importantes nas obras dele”, afirmou o técnico de Atividades Culturais e Artísticas.
Ela protagoniza o filme que será exibido à noite, a partir das 19 horas. O longa-metragem Vergonha (1968), dirigido por Bergman, tem como classificação etária indicativa 16 anos e duração de 104 minutos. A entrada também é gratuita. O primeiro filme foi exibido no dia 5 de abril.
Esse é o projeto CineSesc, realizado várias vezes ao longo do ano. Cada edição presta homenagem a uma figura de relevância para o cinema nacional e internacional. Além das oficinas e da exibição dos filmes, proporciona a participação da comunidade em ações culturais.
Desta vez, alunos do Colégio Estadual Dr. Marins Camargo e do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão envolvidos no projeto, participando de palestras e oficinas e assistindo a filmes do cineasta sueco. Outras escolas da região também estão agendando atividades do CineSesc.