Oi patrocina expedição marítima que vai dar a volta ao mundo coletando lixo plástico dos oceanos

CURITIBA – O casal de velejadores Marcela Rocha e Danilo Mesquita passará os próximos dois anos a bordo do veleiro Sea Lion, percorrendo os oceanos com a tarefa de coletar plásticos na superfície do mar.
Com patrocínio da Oi, o Projeto 4 Ventos  pretende se tornar o maior estudo brasileiro sobre plásticos nos oceanos, além de ser a primeira viagem desse tipo realizada por uma embarcação do Hemisfério Sul.
O lixo marinho será encaminhado para os laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), onde será analisado pelos cientistas do Instituto Oceanográfico (IO-USP). A expedição, que também vai documentar a vida marinha e humana nas mais remotas ilhas do mundo, terá partida oficial no dia 5 de novembro, de Miami.
“A ideia da expedição surgiu da necessidade de estudos brasileiros sobre a poluição por plásticos nos oceanos. Procuramos o Instituto Oceanográfico da USP para saber se nossa viagem poderia ser útil. Assim firmamos a parceria. Vamos filmar nossa trajetória para depois lançar um documentário, um livro e uma exposição de fotografias”, explica Marcela, jornalista, instrutora de mergulho e criadora da Expedição 4 Ventos ao lado do marido, Danilo, também instrutor de mergulho e capitão da embarcação.
De acordo com Rosalinda Montone, coordenadora do Programa de Oceanografia Química e Geológica do IO-USP, a expedição será uma oportunidade para estudar a ocorrência e a distribuição dos plásticos nos oceanos e uma plataforma de debate sobre o lixo marinho. Pesquisadores do IO-USP desenvolveram uma rede especialmente projetada para a coleta de plásticos na superfície da água por veleiros ou pequenas embarcações.
“A Expedição 4 Ventos é um projeto inovador que envolve  pesquisa, desenvolvimento e aventura, que vai contribuir para combater um problema grave que o mundo enfrenta atualmente: a poluição dos oceanos. Os expedicionários também irão documentar em fotos, vídeos e textos a vida marinha e as curiosidades das mais remotas ilhas do mundo. A busca de soluções para essa questão, de extrema importância, está sendo discutida em diversas esferas, pesquisas são desenvolvidas em grandes centros acadêmicos de todos os continentes. É um orgulho para a Oi poder apoiar um projeto brasileiro e pioneiro como esse, na busca de uma solução”, ressalta o gerente de Governança e Sustentabilidade da Oi, Alvimar Camacam.
POLUIÇÃO DOS MARES – Milhares de partículas plásticas que boiam na superfície dos oceanos acabam sendo ingeridas por peixes, pássaros e mamíferos, representando um risco real para a vida desses animais, assim como para seus predadores.
Muitos estudos sobre plásticos têm sido desenvolvidos principalmente nos oceanos do Hemisfério Norte, porém pouco se sabe sobre a real situação das águas costeiras do Brasil no que diz respeito à poluição por plásticos. A expedição percorrerá todos os oceanos do mundo coletando plásticos na superfície d’água. Para dar a volta ao mundo no mar, o casal tem que compreender os fenômenos meteorológicos próprios de cada parte do globo ao longo do ano.