Operação Carga Pesada prende quadrilha de tráfico que atuava em quatro estados

Nove pessoas foram presas ontem, no município de Almirante Tamandaré, suspeitas de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas que abastecia o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A operação Carga Pesada, feita pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo Maringá, contou com o apoio do Núcleo Metropolitano, do Grupo Força Especial de Repressão Antitóxico (Fera) e da Polícia Militar do Paraná. A ação apreendeu mais de 1,3 tonelada de maconha.
O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, destacou a prisão dos nove suspeitos de serem articuladores e receptadores de drogas. “Essa apreensão de hoje, de 1.300 quilos na Região Metropolitana de Curitiba, mostra a atuação do crime organizado tão perto das nossas capitais. Uma apreensão assim na região de fronteira acontece ocasionalmente, mas aqui nas proximidades da Capital é muito raro haver apreensões deste volume. É uma ação que ressalta a importância e a qualidade do trabalho de investigação realizado pela Denarc”, afirmou.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, a quadrilha estava nos fundos de um posto de combustível fazendo o transbordo da droga de um caminhão para os veículos de cada comprador. “A Denarc vem fazendo uma repressão que tem buscado não apenas apreender droga, mas também prender o transportador, bem como os demais envolvidos em toda a rede do tráfico”, completou o delegado.
O delegado-chefe da Denarc Maringá e responsável pelas investigações, Gustavo de Pinho Alves, afirmou que a quadrilha era investigada há três meses e que pagaria aproximadamente R$ 70 mil ao caminhoneiro Valdinir Wacobz transportar a droga. “O modus operandi da quadrilha, era contratar caminhoneiros para fazer o transporte de grandes quantidades da droga pelas rodovias do País sem grandes suspeitas, uma vez que as drogas eram colocadas embaixo de outras cargas para despistar a polícia. Com isso, eles comercializavam as drogas e conseguiam burlar a ação policial”.
Durante a ação a polícia apreendeu cinco veículos – um Gol, um Citroen Xsara Picasso, um Peugeot, um Fiesta e uma Nissan Frontier 4×4, além de um caminhão Mercedes Benz Axor.
Dos nove presos, um tem passagem por roubo e outro por tráfico de drogas em Santa Catarina. Todos vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O delegado-chefe da Denarc Metropolitana, Leonardo Bueno Carneiro, explica que a droga foi comprada no Mato Grosso do Sul e seria distribuída nos demais estados. “Estávamos monitorando os suspeitos desde terça-feira (22) e durante esta madrugada conseguimos prendê-los no momento em que estavam passando a droga aos compradores, na Região Metropolitana de Curitiba”, disse.
DROGAS APREENDIDAS – Somente em agosto, os núcleos da Divisão Estadual de Narcóticos apreenderam 3 toneladas de droga, entre cocaína, maconha e crack. Em operações feitas no interior do Estado a polícia apreendeu 837 quilos e na Capital foram mais de 2,2 toneladas.