Operação conjunta resulta na apreensão de 194 pássaros silvestres em Paranavaí
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental apreenderam 194 pássaros silvestres criados irregularmente em cativeiros. A operação conjunta terminou na tarde de ontem com nove autos de infração lavrados e R$ 108.500 em multas.
A fiscalização foi realizada em nove criadouros de Paranavaí. Durante o trabalho, as equipes encontraram declarações falsas de nascimento e de morte de animais, além de anilhas de identificação forjadas. Alguns exemplares não estavam cadastrados no sistema de dados, o que significa que foram retirados ilegalmente da natureza.
Do total de aves apreendidas, 47 foram devolvidas. O restante será levado para criadouros cadastrados em órgãos ambientais, para que recebam os cuidados necessários de maneira legal. De acordo com o técnico ambiental do Ibama José de Souza Alves Filho, parte desses pássaros seria levada para participar de torneios.
Ele informou que algumas espécies estão em condição de risco de extinção, por isso, dificilmente podem ser encontradas na natureza. Outras não fazem parte da fauna paranaense. O corrupião, por exemplo, é um pássaro típico do Nordeste do Brasil.
Chefe regional do IAP de Paranavaí, Mauro Braga afirmou que foi a primeira operação desse porte no Paraná, possível graças ao cruzamento de informações e à verificação de documentos. O trabalho se estenderá para outros municípios do estado. “Esses pássaros não podem ser retirados da natureza e comercializados”, disse.