Operação Costa Noroeste contabiliza mais de 11 mil atendimentos

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí divulgou balanço atualizado da Operação Verão Costa Noroeste. A ação contempla, na região, os municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná (distrito de Porto São José) e Marilena (Porto Maringá), áreas ribeirinhas com grande circulação de turistas durante o verão. 
Os trabalhos da operação tiveram início no dia 21 de dezembro de 2018 e seguem até o próximo dia 10 de março, após o Carnaval.
Os dados parciais revelam 11.795 atendimentos, sendo a maioria deles (7.303) de orientação. Ainda neste período foram feitas 4.436 advertências e 15 resgate nos rios.  
Os profissionais da operação fizeram ainda sete resgates de embarcações e de 33 pessoas com problemas de saúde, atendimentos pré-hospitalares ou resgate de animais.
ALERTA – O Corpo de Bombeiros alerta que nesta época de verão e calor é normal as pessoas buscarem meios de diversão e entretenimento na água. Porém, muitos acidentes e afogamentos acontecem justamente nesta época do ano. Por isso, a necessidade de cuidados com a própria segurança e a segurança de terceiros.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO: 
Forneça 100% de atenção ao seu filho ou a criança que você estiver supervisionando, não deixe que se afaste mais que a distância de um braço, essa medida abrange inclusive as crianças que praticam aula de natação; 
Procure frequentar piscinas ou lugares que tenham a presença de guarda-vidas ou de um professor de natação;
Se tiver piscina em casa, restrinja o acesso das crianças e somente libere se algum responsável for acompanhar com a devida atenção a recreação aquática;
Evite a sucção do cabelo ou partes do corpo, oriente a ficar longe de ralos e exija a instalação de ralos antiaprisionamento e ainda o desligamento automático da bomba da piscina;
Aprenda a prática de natação, medida de segurança na água e, se possível, primeiros socorros.
Atente que a Lei Federal 8069 dispõe sobre a proteção integral a crianças e adolescentes e a responsabilidade dos pais em acompanhar as crianças menores de 10 anos em diversões.
COMO IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE AFOGAMENTO 
Vítimas geralmente não acenam e nem pedem por socorro; 
Peça para alguém chamar por socorro profissional por meio do telefone de emergência 193; 
Forneça um flutuador (isopor, bola, prancha ou qualquer outro meio flutuante); 
Tente ajudar sem entrar na agua – mantenha sua segurança; 
A vara de alumínio usada para limpar piscina pode ser um meio de ajudar a pessoa, se for em rios ou lagos, um pedaço de galho pode fazer a diferença; 
Só entre na água para socorrer se for seguro para você, o risco é muito alto e muitas pessoas morrem nesta tentativa. Neste caso leve consigo algum material flutuante e entregue para a vítima antes de deixa-la se aproximar.
Caso seja você que esteja se afogando: tente não entrar em pânico, acene por socorro o quanto antes e tente flutuar (boiar).