Operação desarticula quadrilha de traficantes na região Noroeste

Agentes das polícias Militar e Civil cumpriram ontem 12 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão nos municípios de Santa Isabel do Ivaí e Planaltina do Paraná, no Noroeste paranaense, cidades perto de Paranavaí (76 km). .
Os mandados foram expedidos pelo pelo Juízo da Comarca de Santa Isabel do Ivaí e pela Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual, resultando na prisão de oito civis e um policial militar. Além disso, outras quatro pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma e munições e tráfico de drogas.
Durante a operação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, armas de fogo, munições, celulares, R$ 1.529,00 em dinheiro e balança de precisão, com a desarticulação de traficantes que atuavam nas duas cidades.
As investigações, segundo informa o Ministério Público, indicam ainda que um outro indivíduo (já preso preventivamente pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo), com o apoio e, em vários casos, a coordenação de um policial militar lotado na comarca, atuou na prática de diversos crimes, como associação para o tráfico e tráfico de drogas, havendo também indícios de seu envolvimento em inúmeros outros crimes ocorridos recentemente na comarca. O policial foi transferido para Curitiba.
As autoridades divulgaram algumas imagens e uma cena chamou a atenção pela criatividade do suspeito. Ele fez um compartimento no piso de casa (um revestimento funcionava como tampa do esconderijo), onde guardava uma pistola carregada, munições, além de um farto conjunto de drogas, incluindo cocaína, haxixe e crack.
Neste mesmo esconderijo havia ainda uma balança de precisão, muito comum no mundo do tráfico, já que as drogas são de custo muito alto e, por isso, o peso deve ser exato.
Em outros pontos também foram encontradas drogas. O delegado de Polícia Civil de Loanda, Luciano Dias, falou do trabalho. Citou a parceria das autoridades e do serviço público, culminando nas prisões e apreensões.
O comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar com sede em Loanda, major Luiz Carlos Martins da Silva, também falou da operação. Ele destacou ao Diário do Noroeste a importância de tirar das ruas as pessoas que causam danos e “que não comungam do objetivo de servir a comunidade”.  
AÇÕES RECENTES – Nos últimos meses as policiais Civil e Militar vêm realizando algumas operações grandes em várias cidades do Noroeste. Recentemente houve buscas e prisões em Paranavaí e na área de Nova Esperança.
Também no dia 26 de novembro uma ação culminou na prisão de quatro pessoas e apreensão de seis armas de fogo em Querência do Norte.
No dia 16 de novembro foi preso um homem em Terra Rica, apontado como chefe do tráfico na região. Ele nega tal condição. Quando da prisão estava com uma pistola e munições.
Chama a atenção o fato de que ele era monitorado por tornozeleira eletrônica, depois de cumprir pena preso e ser beneficiado com a chamada progressão de regime.