Operação Verão em Porto Rico tem etapa hoje
Hoje em Porto Rico (a 101 km de Paranavaí) haverá etapa da Operação Verão no Noroeste. Desenvolvida pela 14ª Regional de Saúde e município, a atividade lançada em dezembro, pretende divulgar junto à comunidade os métodos de prevenção, conhecimento, atitudes e práticas para reverter a epidemia silenciosa do HIV, da Sífilis e de Hepatites Virais. O trabalho se dará em etapas até o Carnaval, sempre aos finais de semana.
Como explica Maria da Penha Francisco, da Vigilância em Saúde, a operação é uma das metas do Plano Estadual de Saúde e prevenção a dengue, zika e chikungunya, agravos importantes na epidemiologia da Regional.
Atuarão no projeto cerca de 25 profissionais de saúde da 14ª Regional de Saúde e do município de Porto Rico. Os trabalhos serão desenvolvidos na orla de Porto Rico (margens do Rio Paraná).
Neste mês de janeiro as ações se concentrarão nas seguintes datas: de 5 a 7; de 12 a 14; de 19 a 21; de 26 a 28. Para fevereiro o calendário será: de 2 a 4 e de 9 a 13.
Maria da Penha detalha que o projeto quer desenvolver estratégias de educação, na prevenção combinada, visando principalmente à conscientização da população sobre esta nova abordagem, tendo a oferta dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, junto a população residente e flutuante, como disparador da ação.
A Prevenção Combinada aborda todas as formas de prevenção, as quais podem ser escolhidas e combinadas por cada pessoa, de acordo com cada situação vivida, impedindo assim o aumento destas infecções silenciosas.
PARTICULARIDADES – Nesta localidade em particular, concentra-se a população que exerce atividade sazonal de turismo e residencial nas férias. Durante os meses de outono, inverno e primavera a população de Porto Rico é de aproximadamente 2.610 pessoas.
No verão, e principalmente durante o Ano Novo e Carnaval, o número de habitantes se aproxima de dez mil. Os serviços de saúde locais apresentam capacidade instalada para atender apenas a população residente, detalha Maria da Penha.
Portanto, as ações de prevenção, educação e diagnóstico precoce para reverter a epidemia do HIV, da Sífilis e de Hepatites, além de outros agravos, só poderão acontecer com a disponibilização de recursos humanos, sob a responsabilidade de gestão da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa-PR, através da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí.
A proposta se estrutura na utilização de barraca identificada com as logos da 14ª RS/Sesa, da Ouvidoria, do programa de IST – Aids e Hepatites Virais, que ficarão distribuídas da seguinte forma: dois pontos no município Porto Rico, sendo uma na cidade e outra itinerante na prainha.
Maria da Penha destaca que nestas barracas serão desenvolvidas seguintes ações: Testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
Aferição de pressão arterial e realização de HGT (glicemia capilar) – pelo município; Educação permanente junto a população com distribuição de folders, e insumo de prevenção as IST/HIV – pelas equipes de ACS; Divulgação da Ouvidoria Regional e Municipal levando informações para a população; Educação permanente junto a população sobre prevenção a dengue, zika e chikungunya.
(Com release da 14ª Regional de Saúde)