Operadora alerta sobre venda casada dos serviços de telefonia

Representantes da Oi Brasil Telecom estiveram nesta terça-feira (16) na sede do Procon de Paranavaí para alertar os consumidores da região sobre a venda casada dos serviços de telefonia (internet banda larga e telefone), prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.
Segundo os gerentes de relacionamento da Oi, André Machado Junior e Juciara Tripodi Vaz, que estiveram reunidos com o coordenador do Procon, Wesley Izidoro Pereira, existe uma empresa que está tentando se passar pela Oi e ligando para os consumidores oferecendo os serviços de telefonia de forma casada, ou seja, vinculando a venda de um produto ou serviço a outro.
“Eles se identificam como sendo da Oi, mas na hora que a conta chega, o serviço vem em uma fatura separada, que não pertence a Oi. Já registramos diversas reclamações sobre essa prática no Procon de Paranavaí e é muito importante que a população fique alerta e procure o Procon caso receba este tipo de ligação”, explicou o coordenador do Procon.
RECLAMAÇÃO ONLINE – Segundo Wesley, Paranavaí poderá ser a segunda cidade no estado do Paraná a ter implantado o serviço de reclamação online da Oi, que atualmente funciona apenas em Curitiba. “Por meio desse sistema, o Procon teria um canal direto com a Oi, o que agilizaria os processos, já que não teríamos mais que esperar pelo envio e recebimento de ofícios”, detalhou. A implantação do sistema pode levar aproximadamente quatro meses para ser finalizado.
ATENDIMENTO – Outro projeto do Procon de Paranavaí é realizar, mensalmente, o serviço de atendimento direto da empresa telefônica ao consumidor. “A ideia é repetir uma vez ao mês o serviço que foi oferecido aos consumidores no Dia Mundial do Consumidor, em março, quando um atendente da empresa veio até o Procon e atendeu pessoalmente os consumidores”, salientou o coordenador.