“Orelhão” ganha traços de arte urbana, em Paranavaí

Antes dos aparelhos celulares, os telefones públicos, também conhecidos como "orelhões" eram meios de comunicação bastante populares, famosos e disputados.  Mas pouco a pouco foram sendo substituídos por equipamentos portáteis e mais práticos.
Os telefones móveis caíram no gosto dos consumidores. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em setembro deste ano existiam 174,5 milhões de pré-pagos no Brasil.
Mas e os telefones públicos? Mesmo não sendo utilizados com frequência, continuam fazendo parte da paisagem da cidade, ainda que muitas vezes passem despercebidos.
É claro que esse não é o caso do “orelhão” instalado na Avenida Carlos Gomes, em Paranavaí. Lá na Coloninha do Jardim São Jorge, o telefone público ganhou ares de arte urbana, com as cores e os traços de um pássaro.
Agora, quem passa pelo local não vê apenas um equipamento obsoleto de comunicação. Mais do que isso, pode admirar um símbolo da natureza nativa inserido na vastidão de concreto, carros e pressa que toma conta da rotina urbana.

(Fotos: Robson Fracaroli)