Organização do Éffeta espera milhares de participantes
Neste domingo, das 9h às 20h será realizado o Éffeta 2017 – Abra-te para um novo tempo! Tempo de Renascer! Está é a 11ª edição do evento religioso no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva de Paranavaí.
Milhares de pessoas de diversas regiões, especialmente do Noroeste do Paraná, são esperadas para participação na série de atividades programadas.
A promoção é da Comunidade Católica Emanuel – CCE. Ontem, diretores da Comunidade visitaram o Diário do Noroeste, como forma de divulgar e estender o convite à população em geral. Foram recebidos pela jornalista Tânia Mara Bogoni.
O presidente da CCE, padre Adão Dias Martins, explica que o evento é uma forma de mostrar o que foi feito durante o ano, além de integrar os participantes das diversas ações. Seu foco também e combater as drogas e promover a família.
O combate às drogas é uma das grandes marcas da Comunidade Emanuel. Desde o início do trabalho de recuperação, em 2006, mais de mil pessoas já foram tratadas contra o vício das drogas, incluindo o álcool, uma droga lícita, mas igualmente perigosa. Sem contar o apoio que é dado para as famílias, reforça o religioso.
O evento deste domingo, a exemplo das demais atividades, tem o objetivo inicial de evangelizar. Ainda assim, o resultado financeiro será reinvestido nas obras. A entrada é gratuita, mas pede-se que os participantes levam um quilo de alimento não perecível.
A arrecadação de recursos é proveniente do serviço de bar (sem bebida alcoólica) e cozinha durante todo o dia. No almoço será servido um prato padrão por R$ 18,00.
VOLUNTÁRIOS – Para fazer frente às necessidades, cerca de mil voluntários estarão trabalhando desde a preparação dias antes até o encerramento.
Como detalha o diretor da Comunidade, Márcio Manso, apenas na limpeza serão mais de 100 pessoas. Ele completa que haverá espaço para deixar veículos, cuja contribuição para estacionar será de R$ 10,00.
A Comunidade Católica Emanuel conta em sua estrutura com o recanto Dom Bosco, a chamada casa mãe, no Distrito de Sumaré. Neste endereço é celebrada também a tradicional Missa por cura e libertação, toda quarta-feira às 20 horas.
Também o Recanto Bom Pastor, na saída para Tamboara, que atua efetivamente na recuperação de pessoas usuárias de drogas. Atualmente são 22 jovens em tratamento. A unidade comporta até 27 pessoas. Elas são encaminhadas após avaliação médica, feita depois que concordam com o tratamento.
Ainda na estrutura da CCE, o Recanto Bom Menino, para jovens de 16 e 17 anos. Funciona em Alto Paraná, no contraturno escolar. O objetivo deste espaço é prevenir o uso de drogas. Por fim, a Comunidade administra a Rádio Paranavaí, com programação voltada para a família e evangelização.
ATIVIDADES DURANTE TODO O DOMINGO
Está edição do evento será constituída de uma extensa programação. Estão confirmadas para o Éffeta 20017, as atrações: Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Ministério Adoração e Vida, Diego Fernandes, Francielle, Irmã Zélia e Dago Soares.
Além dos eventos centrais, dentre eles, a missa de abertura às 9 horas e o encerramento a partir das 18 horas, 15 módulos vão movimentar os participantes. Por se tratar do Ano Mariano, haverá um módulo especial com o tema.
O MILAGRE
Durante todo o dia estarão presentes o menino Lucas, 09 anos, e sua família. A vida do garoto é considerada um milagre. Morador de Juranda, Centro-Oeste do Paraná, o menino sofreu uma queda de 6,5 metros quando tinha 5 anos. Ele perdeu tecido cerebral e ficou entre a vida e a morte.
Foi quando houve os pedidos de intervenção à Nossa Senhora de Fátima. O pai, conforme relatou, entrou em contato com o Carmelo de Campo Mourão. Foi então que uma irmã sentiu o “impulso de oração” ao se aproximar das relíquias dos então Beatos Francisco e Jacinta, os pastorinhos hoje canonizados.
O menino se recuperou e o Vaticano reconheceu como milagre dos santos Jacinta e Francisco Marto, canonizados pelo Papa Francisco em 20 de abril deste ano. Este foi o segundo milagre reconhecido e creditado a Jacinta e Francisco, o que possibilitou a canonização.
Relíquias dos santos – fragmentos das urnas funerárias – serão apresentadas para visualização do público. A série de aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – se deu em 1917.
HISTÓRIA DA COMUNIDADE CATÓLICA EMANUEL
A Comunidade Católica Emanuel trabalha com adolescentes, jovens e adultos, dependentes do álcool e de substâncias psicoativas (drogas).
Ao iniciar seu trabalho como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Paranavaí, o padre Adão Dias Martins, em contato com a comunidade e as famílias do Jardim Ipê e bairros adjacentes, da cidade de Paranavaí, percebeu que havia um alto índice de criminalidade, riscos e vulnerabilidades sociais ligadas à dependência do álcool e de substâncias psicoativas (drogas), que a região apresentava.
Frente aos estudos, realidades apresentadas através dos meios de comunicação e toda uma questão social em que a sociedade brasileira está visivelmente enfrentando, esses malefícios estavam dominando o convívio sociofamiliar local. Crianças e adolescentes conhecendo e se envolvendo com adultos dependentes químicos, sendo seduzidos pelo tráfico e sujeitos ao vício, se alastravam pelo bairro. Sem contar com adultos já viciados e com uma realidade sociofamiliar catastrófica.
Diante desta realidade em 14 de março de 2005 foi constituída a Comunidade Católica Emanuel, sob sigla CCE, sendo esta pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, não tendo caráter político, e amparada pela legislação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
Em 11 de junho de 2006 foi inaugurada a primeira casa de recuperação, denominada de Recanto Dom Bosco, localizado na Estrada do Campo, Distrito de Sumaré, na cidade de Paranavaí, onde atualmente são celebradas missas às quartas-feiras (Missa por Cura e Libertação) e onde está em construção o Rincão Dom Bosco, futura estrutura de eventos.
A segunda estrutura foi o Recanto Bom Pastor, hoje exclusiva de acolhimento para recuperação e tratamento de viciados em drogas, incluindo o alcoolismo.