Organização do Éffeta espera participação de 20 mil pessoas
Paranavaí vive neste domingo mais uma edição do tradicional Éffeta (Abra-te para um novo tempo; Tempo de Renascer!). O evento católico, no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva, tem abertura prevista para 9h, com a Santa Missa, seguida de adoração ao Santíssimo. A promoção é da Comunidade Católica Emanuel.
A organização do Éffeta pede que as pessoas cheguem mais cedo, evitando o engarrafamento do trânsito e dificuldade para adentrar ao recinto. Neste ano são esperados cerca de 50 ônibus com excursões de várias cidades, incluindo dois confirmados de Navegantes (SC). A previsão é de público total de cerca de 20 mil pessoas.
Tanto veículos de passeio quanto ônibus terão locais adequados para estacionamento, informa Márcio Manso, vice-presidente da Comunidade Emanuel. Para estacionar veículos de passeio será cobrada uma taxa de R$ 10,00. Já para motocicletas não será cobrada taxa, mas pede-se uma contribuição.
O Éffeta tem entrada gratuita, a exemplo do que ocorre em todos os anos (esta é a 12ª edição). No entanto, o ingresso simbólico é um quilo de alimento não perecível, revertido para o trabalho da Comunidade.
Uma grande estrutura foi preparada para receber visitantes. Durante toda a semana cerca de mil voluntários se engajaram para oferecer conforto e hoje estarão no parque mais uma vez para atendimento a todos os participantes.
Haverá serviço de bar (água, suco e refrigerante) e cozinha durante todo o dia. Ainda no programa, um almoço será servido. O investimento para o almoço é de R$ 18,00 por pessoa.
PROGRAMAÇÃO – A programação após o almoço será retomada às 13h com os 11 módulos apresentando temas diversos, bem como a participação de bandas e pregadores. O show de encerramento, a partir das 18h30 será com a Comunidade Colo de Deus.
Antes da Colo de Deus se apresentarão Dago Soares, Gracielle, Gil Monteiro, Astromar, Sidnei Telles, Alex Chaves, Irmã Zélia e Operários da Messe.
O presidente da Comunidade Emanuel, padre Adão Dias Martins, explica que trata-se de um evento dedicado à reflexão e ao encontro. Ele lembra que o Éffeta é um momento de reencontro das pessoas que durante todo o ano participam das atividades da Comunidade Emanuel.
A Comunidade Católica Emanuel se destaca pelo trabalho de prevenção e combate às drogas, bem como pelo serviço pastoral. Durante a caminhada desde a fundação em março de 2005, mais de 1.000 pessoas foram atendidas na casa de recuperação de álcool e outras drogas.
Além do esforço de recuperação, a Comunidade Emanuel tem se dedicado ao trabalho preventivo em relação às drogas. As drogas estão entre os maiores problemas de saúde pública do país, afetando especialmente os jovens, mas também adultos e, por consequência, toda a família.
HISTÓRIA
A Comunidade Católica Emanuel é uma comunidade terapêutica que trabalha com jovens, adolescentes e adultos, dependentes do álcool e de substâncias psicoativas (drogas).
Ao iniciar seu trabalho como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Ipê – Diocese de Paranavaí, o padre Adão Dias Martins, em contato com a comunidade e as famílias do Ipê e de outros bairros, percebeu que havia um alto índice de criminalidade, riscos e vulnerabilidades sociais ligadas à dependência do álcool e de drogas.
Frente aos estudos, realidades apresentadas através dos meios de comunicação e toda uma questão social em que a sociedade brasileira está visivelmente enfrentando, esses malefícios estavam dominando o convívio social e familiar local.
Crianças e adolescentes conhecendo e se envolvendo com adultos dependentes químicos, sendo seduzidos pelo tráfico e sujeitos ao vício, se alastravam pelo bairro. Sem contar com adultos já viciados e com uma realidade sociofamiliar catastrófica.
No início, enquanto estavam sendo encaminhadas as obras, o padre Adão acolheu os primeiros dependentes químicos em sua própria casa paroquial no Jardim Ipê, chegando a morar com 10 jovens em tratamento. Esses jovens durante o dia iam ao Recanto Dom Bosco ajudar nas obras da construção em andamento.
Neste período morava com o padre Adão um casal que igualmente sonhava com a Comunidade: casal Luiz e Bia com seu filho Gustavo e o jovem Fernando Belilia. Moravam juntos e participaram do início da Comunidade Emanuel.
A CONSTITUIÇÃO – Diante desta realidade, em 14 de março de 2005, foi constituída a Comunidade Católica Emanuel, sob sigla CCE, sendo uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, não tendo caráter político, e amparada pela legislação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. Tem por missão promover o desenvolvimento humano com projetos que focalizam a prevenção e combate às drogas e ao alcoolismo.
Em 11 de junho de 2006, foi inaugurada a primeira casa, denominada de Recanto Dom Bosco, localizado na Estrada do Campo, Distrito de Sumaré, na cidade de Paranavaí.
A Comunidade Católica Emanuel é responsável pela realização do Éffeta, um evento religioso, que acontece todos os anos no Parque de Exposições em Paranavaí, sempre no 3º domingo de setembro. É um evento que visa expor a fé católica, os valores da família, enfim, um dia de evangelização a serviço da vida e da esperança.
COMO PARTICIPAR – Você já ajuda a Comunidade Emanuel? O trabalho é bom, os resultados são grandes, mas é preciso investir para qualificar o que já existe e abrir novas frentes de trabalho. Informações pelo telefone (44) 3446-2947 ou site www.comunidadecatolicaemanuel.com.