Orquestra apresenta concerto em homenagem aos 50 anos da Tropicália

A Orquestra de Sopros Paranavaí leva ao palco do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa o concerto “50 Anos da Tropicália”, que traz a Paranavaí os músicos e convidados especiais Paulinho Schoffen, André Gião e Lincoln Rodrigues. No repertório, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Os Mutantes.
Será nesta sexta-feira, às 20h30. A entrada é gratuita.
De acordo com o maestro Vitor Gorni serão apresentadas 15 composições que entraram para a história do tropicalismo, movimento que influenciou a cultura brasileira, principalmente a música popular nos anos 1967 e 1968.
“Foi um grande coletivo em que se destacaram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, o maestro Rogério Duprat, a cantora Nara Leão, os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto, além do artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte”, explica Gorni. Em síntese, o tropicalismo ajudou a modernizar a música brasileira ao fazer novas experimentações musicais.
E como a tropicália, mesmo depois de 50 anos de história, continua influenciando muitos músicos pelo Brasil afora, nada mais justo do que homenageá-la com um concerto. “Tocaremos canções muito conhecidas, como ‘Alegria, Alegria’, ‘Domingo no Parque’, ‘Baby’, ‘Tropicália’, ‘2001’, ‘Panis et Circences’, ‘Divino Maravilhoso’, ‘Superbacana’, ‘Aquele Abraço’, ‘Cadê Tereza’, ‘Minha Menina’, entre outras”, informa Gorni. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)