Os primeiros vereadores de Paranavaí
Lideranças paranavaienses participaram das primeiras eleições apenas quando o povoado foi elevado à condição de Distrito de Mandaguari em 1947. É que, antes disso, a região de Paranavaí pertencia aos municípios de Londrina e Apucarana e era difícil o acesso a essas localidades que, na prática, nem consideravam a sua existência como comunidades.
Por isso, somente após o desmembramento de Apucarana, em 30 de dezembro de 1943 (que até então fazia parte do município de Londrina) é que houve uma aproximação da região de Paranavaí com a sede do novo município de Mandaguari, criado em 10 de outubro de 1947. Já em seguida – em 15 de novembro de 1947 – foi realizada a primeira eleição e poucos dias depois – 15 de dezembro de 1947 – foi instalado o município de Mandaguari com a posse dos eleitos.
Os eleitores do Distrito de Fazenda Brasileira – até então como era a denominação do povoado local – participaram dessa primeira eleição do novo município e elegeram vereador Otacílio Egger (PSD – 13/12/1947-10/12/1951). Na eleição seguinte em 1950 foram candidatos José Furtado Figueiredo (PTB) e Walter Antonio De Sordi (UDN), que não se elegeram e Aloísio João Selhorst (PR), que ficou como suplente.
Com o desmembramento de Mandaguari, o município de Paranavaí foi criado em 14 de novembro de 1951 e realizada a primeira eleição em 9 de novembro de 1952, com a posse do primeiro prefeito, José Vaz de Carvalho, e primeiros vereadores, em 14 de dezembro de 1952.
Os vereadores eleitos na primeira eleição para a Câmara Municipal de Paranavaí foram: Aldo Silva (248 votos), Domiciano Martins Correia (241), Bernardo Brunstein (223), Alfredo Loureiro Júnior (201) pelo PSD; Vivaldo de Oliveira (250), Otacílio Brandão (243), Alcides Franco Godoy (220), Durval Durães (143) pelo PTB e Ivo Carvalho Duarte (191) pelo PR. O PSP, com sete candidatos, e a UDN com cinco, não alcançaram o quociente eleitoral.
Como suplentes ficaram: PSD (Partido Social Democrático – Armando Castro Araújo, Guilherme Garcia Marques, Gustavo Marques de Oliveira, Hermeto Botelho, Joaquim Chacaroski, José Osvaldo de Morais Barros, José Gomes de Oliveira, Joaquim da Silva Pinto. PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) – José de Souza Leite, Salvador Pereira Guedes, Sebastião de Oliveira, Izaltino de Oliveira Grachet, Antonio Pilar Cardoso, Dario de Assis Machado, Neil Jorge, João Arazão. PR (Partido Republicano) – João Batista Machado, Francisco Vieira Borges, Joaquim Lins Barbosa, Cincinato Cassiano da Silva, Silvio Modesto, José Furtado de Figueiredo, Walter de Macedo Ferreira, Irineu Araújo, Henrique Faber, Severino Inácio Francisco. Não alcançaram consciente eleitoral: PSP (Partido Social Progressista) – Artur Gonçalves, Acácio Oliveira Andrade, José Alves de Oliveira, Francisco Ramires Galbrioti, Benedito Franco, Geraldo Camargo Rocha, João Delfini. UDN (União Democrática Nacional) – Ercides Bolfarini, Evangelista Stellato, Roldão da Silva Gama, Mário Sperandio, Liborio Kuhnen.
(Dados: Política local: um estudo de caso: Paranavaí 1952-1982/José Carlos Alcântara – Maringá: Clichetec, 1987 e Diário do Noroeste).
(Texto: SB)