Outubro Rosa é aberto com exposição sobre o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para dar início aos eventos do Outubro Rosa, o Governo do Paraná levou para Curitiba a exposição fotográfica Ártemis – deusa, mulher, guerreira, em parceria com o Instituto Peito Aberto.
A abertura ocorreu nesta quarta-feira (30), no Palácio Iguaçu, com a presença do diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz. “Durante todo o mês de outubro vamos promover ações relacionadas à saúde da mulher por todo o Paraná. Além do câncer de mama também vamos incentivar a manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos”, comenta.
A campanha alerta as mulheres do Paraná sobre a necessidade do autocuidado, mesmo em meio à rotina movimentada comum nos dias de hoje. Com o mote Mulher de Atitude Cuida de Si, a mobilização estará presente em todo o Estado, com atividades desenvolvidas pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
MOSTRA – A exposição reúne mais de 40 imagens que retratam a beleza e a sensualidade de mulheres que venceram o câncer de mama. Nas fotos de André Alexandre, um pequeno texto do escritor Paulo Ras é escrito diretamente no corpo das modelos.
A ideia surgiu a partir de um convite para uma exposição que angariasse fundos ao Instituto Peito Aberto. “Aceitamos na mesma hora e, desde o início, nosso verdadeiro objetivo foi mostrar para essas mulheres que elas continuam sensuais e esbanjando beleza”, conta o escritor Paulo Ras.
Participaram do projeto modelos em diversas fases do tratamento: com cabelo, sem cabelo, com peruca, com cicatrizes e, até mesmo, sem a mama. “O obstáculo foi enfrentado, as cicatrizes ficam, a gente se aceita dessa maneira e o que realmente importa é a vida”, comemora Fabiana.
INSTITUTO – Além de divulgar informações sobre a prevenção do câncer, o Instituto Peito Aberto também acolhe pacientes em tratamento. “A mulher diagnosticada chega ao instituto muito abalada com a notícia. A gente está ali para acolher, deixá-la em contato com mulheres que já passaram pela mesma situação e, a partir disso, mostrar que é preciso lutar, mas a doença pode ser vencida”, destaca a presidente do Instituto, Fabiana Parra.

O projeto de acolhimento proporciona atendimento com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e vários outros profissionais que auxiliam a paciente antes, durante e depois do tratamento. Além disso, também são sugeridas atividades com as famílias e projetos de costura e fabricação de perucas.
CAMPANHA – Outubro Rosa é um movimento internacional originado nos Estados Unidos em 1997. O objetivo é dedicar um mês do ano para intensificar campanhas que conscientizam as pessoas sobre a possibilidade de reduzir a mortalidade do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce e do tratamento imediato.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e responsável por um grande número de mortes. Porém, quando detectado na fase inicial, as chances de cura são de mais de 90%. Em 2014, ocorreram 885 mortes em decorrência do câncer de mama feminino no Paraná. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 3.490 novos casos no Estado para 2015.
O Outubro Rosa lembra às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up ao ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde.
SAIBA MAIS SOBRE DOENÇA – O câncer de mama não dói. Fique atenta aos sinais e sintomas:
– Secreção no mamilo
– Nódulos (caroços) palpáveis na axila
– Nódulos na mama, com ou sem dor
– Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja