Ouvidoria já recebeu mais de 5.500 solicitações neste ano

Assessoria Prefeitura
Um balanço realizado esta semana pela Ouvidoria Municipal de Paranavaí apontou que 5.590 solicitações já foram abertas neste ano (de 1 de janeiro a 31 de julho). Desse total, 5.231 (93,5%) foram respondidos e 359 ainda estão em andamento. 
O setor de iluminação pública, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, foi o setor com maior resolutividade neste primeiro semestre. Foram 2.204 protocolos abertos, sendo 2.179 respondidos (98,8%) e apenas 25 em andamento. 
A Vigilância em Saúde fica em segundo lugar em questão de resolutividade. Das 544 solicitações, 536 (98,5%) foram respondidas. 
Em seguida, está o setor de Zoonozes, com 347 pedidos e taxa de resposta de 95,9% (333). O quarto setor com maior resolutividade é o de fiscalização, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com 878 pedidos e taxa de resposta de 95,5% (839).
“Cada setor tem um tempo de resposta às solicitações que são repassadas. No caso da iluminação pública, o atendimento é muito rápido. O prazo que damos é de até cinco dias, mas na maioria das vezes as equipes dão resposta aos problemas no mesmo dia ou em até dois dias após a solicitação”, explica o Ouvidor Municipal, Sérgio Rubens.
Para o Ouvidor do município, os números mostram que o serviço é eficiente. O problema é que muitas das reclamações e pedidos da população não chegam até a Ouvidoria. “As pessoas ligam bravas nas rádios, procuram a TV, postam desabafos nas redes sociais, mas na realidade nunca abriram um protocolo para que seu problema fosse solucionado através do canal responsável, que é a Ouvidoria. Nós não registramos protocolos através das mídias. A pessoa precisa obrigatoriamente acessar a Ouvidoria através de um dos telefones disponíveis ou pessoalmente no nosso setor. Se o cidadão liga nas rádios, faz sua reclamação ao vivo, mas não protocola sua reclamação na Ouvidoria, o município na verdade não toma conhecimento de que tem aquela situação para atender. É preciso entender que é só através da Ouvidoria que a população tem a garantia de ter suas reclamações atendidas. Se as pessoas protocolarem as reclamações e tiverem paciência, o resultado logo chega”, frisa Sérgio Rubens.
Para protocolar solicitações junto à Ouvidoria Municipal, basta usar um dos canais de atendimento direto, que são os telefones 156 ou 3421-2323, ramal 1208. O cidadão também pode mandar uma mensagem pelo Whatsapp no telefone 99914-1389. Ainda é possível procurar atendimento pessoalmente na sala da Ouvidoria, que fica no segundo andar da Prefeitura de Paranavaí.