Pacientes que não vão a consultas travam fila de espera, diz secretária
A dificuldade está na quantidade de usuários que não comparecem às consultas, acarretando prejuízos para toda a rede em geral, trazendo gastos desnecessários para a Saúde e travando a fila de espera”, explica a secretária interina de Saúde, Selma Weber.
A secretária explica que, no caso das consultas de especialidades, a responsabilidade do município é na gestão do agendamento online junto ao Consórcio de Saúde e as clínicas credenciadas, enquanto que a oferta das vagas é do Estado.
Atualmente, a Sesa (Secretaria Municipal de Saúde) faz um acompanhamento intenso da agenda para que os usuários não percam as consulta.
“Para tentar amenizar os problemas, nós já implantamos um serviço de confirmação de agenda, onde um servidor trabalha exclusivamente ligando antecipadamente para o paciente, lembrando a ele o dia e horário da consulta. Ainda assim, o número de faltas é muito grande”.
A secretária informou que só em outubro, 160 usuários não compareceram a consultas com especialidades difíceis de conseguir agenda, como mastologia, gastroenterologia, endocrinologia, reumatologia, que é uma das mais difíceis por só ter um médico especialista para atender toda a região de 28 municípios.
“Isso nos gera um gasto desnecessário de mais de R$ 3.500,00 (isso, só no sistema do Consórcio), além de travar toda a agenda, porque poderíamos ter atendido outra pessoa que está na fila de espera. O município não negligencia a oferta do serviço, mas o que acontece, muitas vezes, é uma má utilização dos serviços que complica todas as partes envolvidas”, esclarece Selma.
Outra medida implantada recentemente pela Secretaria de Saúde, é o prontuário eletrônico, com sistema informatizado integrado entre todas as unidades que prestam atendimento aos usuários no município, inclusive as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e o PAM (Pronto Atendimento Municipal).
Através do sistema é possível ter uma estatística completa de cada paciente, saber quantas vezes ele recebeu atendimento, quais os procedimentos realizados, etc.
Resultado de exames não retirados
Outro problema enfrentado pela Secretaria de Saúde é a quantidade de exames realizados que não são retirados pelos pacientes.
“A pessoa passa pela consulta, o médico pede a realização de alguns exames, nós fornecemos estes exames e quando sai o resultado, o usuário simplesmente não busca e não dá continuidade ao tratamento, não passa pelo retorno com o médico. Isso também traz prejuízos financeiros, porque nós pagamos por todos esses exames realizados e a demanda é imensa. Mas pior que isso é o prejuízo à saúde do próprio paciente”.
De acordo com a secretária, muitas vezes a pessoa não retira o exame por medo dos resultados, como no caso das mamografias e exames de PSA. “Mas aí o médico não consegue diagnosticar o problema que, muitas vezes poderia ser tratado com mais facilidade em fase inicial. Depois a complexidade do problema fica maior, o tratamento é mais pesado, mais complicado, e quem perde é a saúde da própria pessoa”, avalia a secretária de Saúde.
Segundo Selma Weber, entre 30 e 40% dos exames realizados pelo SUS não são retirados (os resultados) pelos usuários. Para tentar diminuir este índice, a Sesa já estuda a implantação de um sistema de confirmação de agenda e aviso de exames disponíveis por SMS.
Neste sentido, o cadastro dos usuários do sistema de Saúde já está sendo atualizado para que se estude a viabilidade do projeto.