Paisagismo e seu valor
O projeto de paisagismo é muito mais importante e exerce mais funções do que a maioria das pessoas imagina. O paisagismo não pode ser feito a partir de um rápido esboço, não são apenas plantas em um jardim feito através de um plantio desordenado.
A necessidade de reconstrução da paisagem natural dentro das cidades tem sido cada vez mais importante para a saúde e bem-estar das pessoas. A reintegração homem com o externo está sendo retomada pela sociedade nos dias de hoje, sendo constado na história, que os jardins estão presentes desde os primórdios da humanidade, e já foi comprovado que o contato com a natureza traz paz e sensação de calma, resultando apenas em benefícios para a nossa vida.
Não apenas para a saúde dos usuários que esse projeto tem sido resgatado com tamanha importância, mas também valoriza o imóvel e ajuda a vender empreendimentos, sendo constado que a construtora Plaenge (presente no estado do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), finaliza o paisagismo de seus empreendimentos antes de iniciar o assentamento dos revestimentos internos para levar os futuros compradores à visitação do local.
Outro fator importante é o desempenho que pode exercer em relação ao conforto térmico e acústico, melhorando a qualidade do ar e o equilíbrio no ecossistema.
Para desenvolver esse projeto, tem que levar em consideração o estilo arquitetônico do entorno, o clima e a topografia, o tipo de ocupação que a implantação irá exercer no lote, assim destinando área que deverá receber sol e área que terá que sombrear. O projeto pode ser geométrico ou ter formas orgânicas, sempre baseado nos princípios de unidade – integrando a casa com o jardim, funcionalidade – uso da área estimulando atividades de lazer ou relaxamento, simplicidade – resultado econômico e estético, e por último escala – uma relação agradável e natural entre as partes como um todo.
Para obter um bom resultado, o profissional deve elaborar um projeto onde o resultado não seja a imposição do paisagismo sobre o arquitetônico, mas uma integração entre eles.
Mariá Surjus – arquiteta e urbanista, graduada pelo Centro Universitário Filadélfia, e pós-graduada em Master em Arquitetura e Lighting. Desde 2012 exerce sua profissão com seu escritório SOUL arquitetura + interiores. Confira: www.arquiteturasoul.com.br.