Palestra abordou atendimento de acidentes por animais peçonhentos

A 14ª Regional de Saúde promoveu anteontem à noite uma palestra para médicos, enfermeiros e outros profissionais. Na pauta, o atendimento em caso de acidente com pessoas por animais peçonhentos. O tema ganhou relevância nas últimas semanas por conta de picadas de escorpião em cidades do Noroeste, inclusive com morte de uma criança.
Em Paranavaí, o escorpião tem se tornado comum, especialmente no Jardim Ouro Branco e bairros próximos. Mas, não há registros de casos graves.
Por conta do risco de acidentes, a Regional definiu os hospitais de referência – Loanda, Terra Rica e Santa Casa de Paranavaí.
Chefe da Vigilância Epidemiológica, Samira Silva esclarece que os municípios são orientados a procurar um desses hospitais em caso de acidente para que a vítima receba o soro.
Se o paciente agravar o estado de saúde e precisar de suporte de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – então deve ser encaminhado para a Santa Casa, que dispõe dessa estrutura.
Conforme a chefe da Vigilância, Paranavaí é uma das poucas regionais que possuem mais de um ponto de referência. Isso acontece devido à extensa área territorial de abrangência. Uma forma de otimizar o atendimento, explica.  A maioria das regionais dispõe do serviço apenas na sede.  
A palestra dessa quarta-feira foi proferida pelo médico Josué Ferraz Baena, profissional da Santa Casa de Paranavaí e da 14ª Regional de Saúde.