Palestra sobre saúde emocional marca campanha “Janeiro Branco” em Paranavaí
“Quem cuida da saúde dos pacientes também precisa se cuidar.” A frase foi dita pela coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Paranavaí, Talita Purificação Ferreira, para explicar por que é necessário cuidar dos aspectos emocionais ao acolher a população.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde promoveu um evento direcionado aos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. Na tarde de ontem, dezenas se reuniram para assistir à palestra de Sandrely Gavioli.
A atividade foi alusiva à campanha “Janeiro Branco”, que ressalta a importância dos cuidados com a saúde mental. De acordo com a palestrante, é preciso “manter a saúde emocional íntegra para estar mais forte e ter condições de cuidar das outras pessoas”.
San Gavioli, como é conhecida, apresentou números e estimativas preocupantes. Em todo o mundo, 5 milhões de pessoas sofrem de transtornos emocionais. Na América do Sul, o Brasil é o país com mais casos e onde mais se consomem medicamentos para esse problema.
Projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para outro quadro preocupante: em cinco anos, metade da população do planeta desenvolverá algum tipo de transtorno emocional. “A depressão é o mal do século”, disse San Gavioli.
Por isso, explicou a palestrante, é essencial investir na prevenção. “As pessoas precisam olhar para si mesmas”, afirmou. O argumento foi reforçado pela coordenadora da ESF: “Precisamos buscar o autoconhecimento e associar a saúde mental à física”, destacou Talita Purificação Ferreira.