Palestra vai conscientizar sobre boa gestão das finanças pessoais

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) promove, de 16 a 22 de maio, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, com ações educacionais em várias partes do país.
Em Paranavaí, qualquer cidadão pode participar de uma palestra gratuita sobre “Gestão de Finanças Pessoais”, marcada para o dia 17 de maio (terça-feira), às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
O principal objetivo da Semana de ações educacionais é promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Na primeira edição da Semana ENEF, ocorrida em 2014, foram realizados mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e Distrito Federal.
Já na Semana ENEF de 2015, realizada no mesmo período da Global Money Week, foram realizados 505 eventos, presenciais ou online, impactando milhares de cidadãos.
Para se inscrever para participar da palestra em Paranavaí, basta ligar no telefone (44) 3424-5550 ou 0800-570-0800. Quem quiser conhecer mais sobre a Semana ENEF também pode acessar o site www.semanaenef.gov.br
Em Paranavaí, a 3ª Semana ENEF é realizada pelo SEBRAE, Banco Central do Brasil e Sicredi, com as parcerias locais da Prefeitura de Paranavaí, Aciap, Ampec-Micropar e Programa Empreendendo Paranavaí.
SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA – A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira.
E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.