Papa pede a fiéis que apliquem fé cristã em seu comportamento

O papa Francisco pediu ontem aos fiéis que apliquem a fé cristã no comportamento de cada um, durante a oração do Regina Coeli, um dos quatro hinos à Virgem Maria, que são feitos durante o tempo de Páscoa.
No período, os hinos à mãe de Jesus Cristo substituem a oração do Ângelus, feita todos os domingos em outros tempos do ano litúrgico. O tempo de Páscoa termina no domingo de Pentecostes que, em 2013, será em 19 de maio.
Em homilia na praça de são Pedro, o pontífice pediu que os católicos manifestem em vida o sacramento da eucaristia, que representa o corpo e o sangue de Jesus. "Cristo venceu o mal de forma total e definitiva, mas espera de nós acolhamos essa vitória em nossa vida e na realidade concreta da história e da sociedade".
Para o papa, a graça contida nos sacramentos da Páscoa "é um potencial de renovação enorme para a existência pessoal, para a vida das famílias e para as relações sociais", em referência a batismo, eucaristia e crisma.
Francisco disse que os sacramentos devem ser traduzidos nos gestos e nas escolhas de cada dia. "Tudo passa pelo coração humano. Se eu mudo as coisas que não são boas, que podem fazer tanto mal tanto a mim mesmo quanto aos demais, permito que a vitória de Cristo se afirme, prolongando sua ação benéfica".
Ontem, o papa deveria visitar a cripta vaticana para orar diante do túmulo de são Pedro, apóstolo de Jesus e considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Esta é a primeira Semana Santa que Francisco lidera como chefe da Igreja Católica.