Para metade dos norte-americanos, redes sociais não influenciam consumo

Mais da metade dos americanos afirmam que as redes sociais não exercem qualquer influência sobre suas decisões de consumo.
Apesar dos fortes investimentos em marketing direcionados por grandes companhias às redes sociais, 62% dos americanos dizem que Facebook, Twitter e outras plataformas não afetam em nada as compras que eles realizam, segundo pesquisa do instituto Gallup sobre o perfil do consumidor americano divulgada nesta semana.
Para outros 30%, a influência é pequena.
Apenas 5% dos consumidores ouvidos respondem que as redes sociais exercem grande influência em suas decisões de consumo.
As companhias dos Estados Unidos investiram, juntas, US$ 5,1 bilhões em propaganda nas mídias sociais em 2013, o que sugere que os recursos podem estar atingindo um segmento restrito de seu alvo ou que a influência é indireta e passa despercebida pelos consumidores, ainda conforme o Gallup.
O simples ato de promover serviços e produtos no Facebook ou Twitter parece ter pouco efeito direcionador de consumo.
O estudo aponta que os consumidores que se relacionam com marcas na rede geralmente já possuem alguma ligação anterior com seus produtos ou serviços, ou seja, companhias que oferecem uma experiência ou um produto de qualidade superior tendem a conquistar interação on-line.
O efeito do marketing nas redes perde força proporcionalmente à idade do consumidor. Mas mesmo na geração mais jovem, nascida após 1980 e considerada uma parcela importante da audiência das redes sociais, 48% respondem que o marketing promovido nas plataformas não afeta em nada suas decisões de compra.
Apenas 7% deles consideram uma grande influência, enquanto 43% admitem alguma, segundo o levantamento.
Entre os nascidos antes de 1946, 75% dizem que suas compras não são afetadas pelo marketing das redes.
Os resultados baseiam-se em pesquisa realizada pelo Gallup com mais de 18 mil adultos acima de 18 anos entre os dias 12 de dezembro de 2012 e 22 de janeiro de 2013.