Paraíso do Norte recebe prêmio pelo projeto “Tarde Cultural”
O prefeito Laércio de Freitas esteve no início da semana em Curitiba para receber uma menção honrosa do Prêmio Gestor Público do Paraná pelo projeto “Tarde Cultural, Contando e Encantando” desenvolvido em Paraíso do Norte desde 2017.
“Este prêmio demonstra o compromisso da nossa gestão em proporcionar uma aprendizagem lúdica às nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito, que recebeu o prêmio em solenidade na Assembleia Legislativa.
O prêmio Gestor Público tem como objetivo valorizar projetos da administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.
“Esse prêmio é de todos os envolvidos no projeto – professores, servidores da Biblioteca entre outros. Também não poderia deixar de agradecer a empresa Total Mix, que é uma grande parceira do município no desenvolvimento do Projeto Tarde Cultural, projeto este que traz muita aprendizagem e alegria para nossas crianças e adolescentes”, completou Laércio.
O projeto Tarde Cultural, Contando e Encantando é uma nova roupagem do Contação de História e Incentivo a Leitura, que surgiu em Paraíso do Norte em 2015 com objetivo de ampliar a atividade cultural a outros setores educacionais e também a um público maior do que havia iniciado há três anos.
A princípio, o projeto tinha por finalidade atingir o público escolar, que com o levantamento ficou constatado que havia baixo índice por procura de livros na Biblioteca, índice esse relacionado ao número de alunos leitores e iniciantes da leitura. Este índice envolve as crianças de faixa etária de 5 a 10 anos de idade.
Houve desejo do público adulto e dos moradores de bairros distantes do centro em serem inseridos nas atividades. Com isso, o projeto é realizado com uma nova roupagem, sendo desenvolvido não somente nas Bibliotecas e escolas, mas também nos bairros, tornando acessível a atividade cultural a todos os moradores, sem limite de idade.
“E é fácil de constatar que um cidadão leitor é um ser pensante, mais crítico, com uma bagagem maior”, frisou o prefeito Laércio de Freitas.
Ele acrescentou que é através dos livros que “o leitor viaja, conhece o mundo, sem ter que sair do lugar”, e que a Biblioteca “é a fonte para a construção do saber, através dos livros”, e que “a cultura forma sábios e a educação homens”.
“É possível acrescentar também que a cultura está acima das diferenças das condições sociais de qualquer ser humano”, finalizou o prefeito.