Paraíso do Norte vai subsidiar transporte dos alunos que estudam em Paranavaí

Em sessão extraordinária realizada na quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Paraíso do Norte concluiu a votação do projeto de lei que concede auxílio transporte aos estudantes de curso superior e curso técnico que tenham que se deslocar até Paranavaí para frequentar as aulas.
O projeto também contempla os alunos do Curso Técnico Agrícola de Diamante do Norte. O projeto foi aprovado por unanimidade nos dois turnos
A iniciativa foi do prefeito Laércio de Freitas, que atendeu reivindicação da Câmara. No início do ano, o vereador Clayton Sanitá liderou um movimento para que o Executivo apresentasse o projeto, já que, nesse caso, a iniciativa é exclusiva do Executivo.
Na sequência o vereador Igor Forlani também apresentou expediente em favor dos estudantes. Segundo o vereador José Carlos Pereira, o Asa Branca, o prefeito demorou no encaminhamento da matéria porque queria ter certeza da capacidade de honrar com o subsídio.
O projeto prevê o subsídio de R$ 100 mensais (durante nove meses do ano) a 75 estudantes que preencham os requisitos previstos na lei, que agora será sancionada pelo prefeito.
Nas manifestações, os vereadores manifestaram confiança de que em futuro próximo será ampliado o número de beneficiados e também aumentado o valor do subsídio.
Encerradas as discussões, o presidente Fernando Marinelo colocou o projeto em votação e foi aprovado por unanimidade. De acordo com o prefeito, o projeto tem por finalidade contribuir para a permanência e melhoramento do desempenho acadêmico e estudantil dos jovens da cidade.
FELIZ – Primeiro a se manifestar durante os debates o vereador Sanitá falou de sua satisfação com o projeto.
“Tinha aluno que já ia deixar a faculdade por falta de recursos, pois ainda que esteja numa instituição pública, tem os gastos com deslocamento e alimentação. Temos consciência de que o valor do subsídio não é grande, mas vai ajudar muito”, disse ele.
Sanitá explicou que como se tratava de um projeto de lei que gerava despesas ao Executivo “nós não tínhamos autonomia para apresentar o projeto de lei. Mas felizmente o prefeito se sensibilizou para a causa”. Encerrou dizendo que estava muito feliz, “porque, embora o valor não seja tão alto e ainda temos que atender mais alunos, mas já se trata de uma grande vitória”.
Os vereadores Igor Forlani e Waldeir Fernandes Moreira, o Aranha, se manifestaram na mesma linha, da importância deste projeto para os estudantes e de o Executivo encaminhar o projeto para a Câmara atendendo o apelo da Casa. Forlani destacou que o mercado de trabalho está exigindo hoje mão de obra cada vez mais qualificada e o projeto em questão é uma contribuição valiosa para qualificar os jovens.
A vereadora Leia Brazil elogiou a iniciativa do vereador Clayton Sanitá. “Como gostaria que no meu tempo de estudante tivesse tido um vereador que pensasse em mim”, disse ela referindo-se ao seu companheiro de Casa que deu o start nesta luta. Disse que o projeto ficará marcado na história da cidade.
O vereador João Carderelli também foi enfático: “O apoio à educação é o melhor investimento que um homem público pode fazer”, disse ele, que também destacou a iniciativa de Sanitá: “Como companheiro da Mesa Diretora pude acompanhar de perto a sua dedicação por esta causa, que é uma causa nobre”.
Ao final, Sanitá pediu licença ao presidente Marinelo para quebrar o protocolo e dividir com seus pares os méritos da conquista. “Esta é uma vitória da Câmara de Vereadores. Foi uma luta de todos, inclusive dos estudantes”, enfatizou ele agradecendo também o fato de o prefeito Laércio ter se sensibilizado para a causa.