Paraná amplia oferta de leitos de UTI e reduz mortalidade no Estado

CURITIBA – O Governo do Estado comemora os bons números conquistados em quatro anos de gestão na área da Saúde. Com o trabalho organizado em Redes de Atenção à Saúde foi possível ampliar em 55,8% no número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com 670 leitos a mais, reduzir a mortalidade materna em 40% e a infantil em 10%, entre outros avanços importantes.
Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, nesta segunda-feira (1º), Na abertura do 30º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em Foz do Iguaçu.
“Vamos avançar ainda mais na consolidação das Redes de Atenção à Saúde. Com a Rede Mãe Paranaense e a Rede Paraná Urgência conseguimos números históricos na redução da morte materna e infantil. Ampliamos a oferta de leitos de UTI adulto e neonatal e capacitamos mais de 40 mil profissionais de saúde”, afirmou o secretário. As redes de Saúde Mental e Saúde Bucal também tiveram avanços significativos.
O secretário também destacou a implantação dos Samus Regionais, serviço que hoje atende 80% da população paranaense e deverá ter a cobertura total nos próximos anos, e do transporte aeromédico, com quatro bases macrorregionais estratégicas que garantiram o atendimento de 1.289 pacientes de 2011 a 2014.