Paraná cresce mais que o País no semestre e no ano

CURITIBA – O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 1,7% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgada ontem.
No Brasil, a taxa de crescimento foi em 0,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho do Paraná foi puxado pelo setor de serviços, que apresentou expansão de 4% de janeiro a junho. As atividades agrícolas e industriais recuaram no período – 4,5% e 1,9%, respectivamente. No Brasil, a agricultura (1,2%) e serviços (1,1%) tiveram alta, enquanto o segmento industrial recuou 1,4%.
“A despeito de fatores exógenos negativos que, comprometendo as decisões dos agentes privados e públicos no âmbito do Estado, a economia paranaense registrou uma taxa de crescimento mais de três vezes superior à média nacional no primeiro semestre de 2014”, ressalta o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Ipardes.
DOZE MESES – No acumulado de doze meses, encerrados em junho de 2014, o PIB paranaense cresceu 3,6% e o brasileiro 1,4%. No Estado, o setor rural foi teve o melhor desempenho no período, com crescimento de 6,4%. O segmento de serviços cresceu 4,4% e a indústria 1%. No quadro nacional, as performances foram de 1,1% para a agricultura, 0,5% para a indústria e 1,6% para os serviços.
Gouveia de Castro afirma que economia brasileira passa por um período de fraco dinamismo “resultante da opção da atual gestão econômica nacional pelo abandono do tripé formado por metas de inflação, câmbio flutuante e saldos fiscais primários”. Para ele, o baixo crescimento brasileiro também é influenciado pela lenta recuperação da economia mundial e pelas expectativas negativas do setor produtivo em relação ao futuro do País.
TRIMESTRE – No segundo trimestre de 2014, no confronto com igual período de 2013, o PIB paranaense apontou crescimento de 0,1%, frente ao recuo de 0,9% para o Brasil.