Paraná cria 6,7 mil vagas de trabalho e é um dos destaques no Brasil

CURITIBA – O Paraná está entre os quatro estados que registraram aumento na criação de empregos com carteira assinada no mês de janeiro deste ano. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O número de admissões foi maior que as demissões, gerando um saldo positivo de 6.713 postos de trabalho. Das novas vagas, 79% foram registrados no interior.
De acordo com o relatório do Ministério do Trabalho, o Brasil perdeu 81.774 vagas de trabalho em janeiro, o que representa uma queda de 0,2% em relação a dezembro. O saldo negativo assinala que esse foi o pior resultado para o mês desde 2009. Os demais estados que elevaram o nível de emprego foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
SERVIÇOS E INDÚSTRIAS – No Paraná, os setores que mais criaram empregos foram os de serviços e indústria de transformação, com um saldo de 4.502 e 4.057 postos, respectivamente. A construção civil também registrou saldo positivo de 2.118 vagas, ocupando a terceira posição no ranking da abertura de vagas.
O resultado do Caged de Janeiro mostra que o Paraná mantém o ritmo de crescimento de 2014, quando foi responsável por 10,3% das vagas criadas em todo o Brasil, ocupando a quinta posição no ranking dos estados que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada. O resultado foi 2,2 pontos porcentuais maior que o registrado em 2013.
INTERIOR – Para o economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o desenvolvimento econômico nos municípios teve impacto direto nos resultados positivos do Caged. “A política de interiorização do atual governo faz com que o crescimento no Estado se torne mais heterogêneo e menos concentrado” explica.