Paraná cria banco de projetos com 110 obras de edificações

CURITIBA – O Governo do Paraná vai criar um banco de projetos de edificações. A Paraná Edificações está analisando 110 empreendimentos, para os quais estão sendo feitos estudos preliminares para construção, ampliação e reforma de equipamentos públicos.
São obras previstas para as áreas de segurança, saúde, desenvolvimento social, justiça e meio ambiente, que ampliarão os serviços de atendimento à população.
“O banco de projetos reúne as demandas das secretarias estaduais, que levantaram as necessidades de novos equipamentos. Com base nesta informação, a Paraná Edificações, em parceria com secretarias, está antecipando os processos de estudos e projetos. Assim, as obras serão executadas o mais rápido possível, sem os entraves e sem a necessidade de aditivos, decorrentes de erros na condução do processo”, disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.
Atualmente, o Estado tem 101 empreendimentos em andamento, entre obras e projetos contratados pela Paraná Edificações e fiscalizações de convênios com prefeituras. Ao todo, estão sendo investidos nesses empreendimentos R$ 124,9 milhões.
ANTECIPA AÇÕES – Dentre a demanda do banco de projetos, estão destacamentos da Polícia Militar, quartéis de Bombeiros, delegacias, penitenciárias, ampliações de hospitais e laboratório, além da construção de centros de sócio-educação e a melhoria em parques estaduais.
Para formar o banco de projetos, a Paraná Edificações está antecipando ações que precedem o início da obra. São estudos e termos de referência, que eliminarão entraves, que podem atrasar a obra. Um exemplo é a verificação do terreno. Os técnicos avaliam se o terreno tem condições de receber o equipamento público e também se a documentação está regular.
Os estudos fornecerão subsídios para contratação futura de projetos e obras. “É o Estado planejando o futuro das novas obras, buscando reduzir tempo, eliminando aditivos e fazendo o uso adequado dos investimentos públicos”, disse o diretor de Planejamento e Projetos da Paraná Edificações, Renato Gubert.