Paraná é campeão nacional nos Jogos Escolares da Juventude

CURITIBA – O Paraná conquistou 50 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, que reuniu alunos-atletas de 12 a 14 anos.
O Estado ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, um feito inédito nesta competição. Foram 20 ouro, 15 prata e 15 bronze nos confrontos de 13 modalidades, em nove dias de competição. Das 50 medalhas conquistadas, 30 vieram de atletas bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná, do Governo do Estado.
“O Paraná continua mostrando seu valor ao País, com mais esta vitória conquistada em João Pessoa”, afirmou o governador Beto Richa, ao parabenizar a delegação paranaense.
“A escalada que tivemos nesta categoria, desde 2013 vice-campeões e agora campeões, é de emocionar qualquer um. Este é o prêmio por se acreditar e investir em esporte. Parabéns a todos os meninos e meninas que representaram nosso estado”.
Para o próximo ano, o handebol e voleibol feminino e o basquetebol e futsal, em ambos os naipes, disputarão o torneio na primeira divisão. Já o handebol, futsal e voleibol masculino estarão representando o Paraná na segunda divisão da etapa nacional, 12 a 14 anos.
CONJUNTO DE AÇÕES – Para a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon Moreira, a excelente campanha se deve a um conjunto de ações e de pessoas comprometidas com o esporte escolar.
“O Paraná desenvolve o melhor desporto escolar do país e devemos isso a um grande trabalho feito pelo Governo do Estado, através de aulas especializadas, projeto TOP Formador, aos clubes, as escolas, aos professores de educação física, aos técnicos e todas as pessoas que trabalham com essas crianças e que estiveram aqui representando dignamente o Paraná”, afirmou Tomadon.
“É um prazer imenso falar que somos campeões porque estamos perseguindo esse título há muito tempo e hoje chegamos lá, com excelência na organização e na competição, o resultado é este, o estado número um no desporto escolar.”
FRUTOS – O secretário do Esporte e do Turismo Douglas Fabrício, enfatizou a importância do esporte para a juventude e os frutos que esta conquista pode oferecer.
“Somos campeões pela primeira vez na história dos Jogos Escolares da Juventude. Este fato demonstra a constante dedicação do Paraná no esporte e no bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, disse ele. A vitória serve de exemplo e inspiração aos jovens, que estarão próximos da disciplina e distantes dos males da sociedade”.
No atletismo teve atleta de Paranavaí e de Marilena se destacando.
Quadro de medalhas do Paraná no atletismo: Ouro nos 250m rasos com Felipe Sunsin, do Colégio Anglo, de Maringá. Prata no lançamento de disco, com Júlio Alves Rodrigues Júnior, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira. Prata nos 1.000m rasos, com Pedro Luiz Tombolin de Souza, do Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio. Ouro no Salto em distância, com Vinícius Monteiro da Silva, do Colégio Estadual Princesa Izabel, de Marilena. Prata nos 1.000m rasos, com Pedro Luiz Tombolin de Souza, do Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio. Prata no pentatlo, com Stefany Beatriz da Silva, do Colégio Marins Alves de Camargo, de Paranavaí. Bronze no lançamento de dardo, com Jairo Marcelo Escobar, do Colégio Dom Pedro II, de Foz do Iguaçu.