Paraná entre os que mais destroem a Mata Atlântica
De acordo com o balanço do Ministério Público, as regiões com maiores áreas de desmatamento da Mata Atlântica no País estão em Minas Gerais e na Bahia.
O Paraná também está entre os estados que mais destroem a Mata Atlântica e nos últimos 30 anos foi a região que mais desmatou no país. Aqui, as fiscalizações ficaram concentradas na região centro sul do estado, em cidades como Guarapuava, Prudentópolis, Inácio Martins e Pinhão.
Mais de 5.200 hectares de Mata Atlântica foram desmatados em 15 estados do país. Esse é o resultado final da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que envolveu Ministérios Públicos e órgãos ambientais. A ação ocorreu entre os dias 10 a 14 de setembro.
Ao todo foram fiscalizadas 517 propriedades definidas a partir de imagens de satélite. Foram apreendidos 7.467 metros cúbicos de madeira (o equivalente a cerca de 870 caminhões carregados) e emitidas multas no valor total de R$ 20.640.112,00.
O coordenador nacional da operação, promotor de justiça Alexandre Gaio, ressaltou a perfeita coordenação entre os diversos órgãos participantes:
“Além dos dados muitos significativos de fiscalização e de início do processo de responsabilização e recuperação ambiental, é importante destacar que a operação nacional demonstrou uma atuação coesa, forte e organizada dos Ministérios Públicos e sua articulação com o Ibama, as Polícias Ambientais e os órgãos ambientais estaduais para a proteção do bioma Mata Atlântica”, declarou.
A operação nacional ampliou a fiscalização para um nível sem precedentes, o que foi indicado pelos dados finais da operação. A partir dela, explica o promotor, trata-se agora de dar efetividade às ações de responsabilização e de recuperação das áreas degradas, que podem levar décadas para se refazerem. “A efetividade da fiscalização é fundamental para coibir mais desmatamentos”, defende Gaio.
IMPORTÂNCIA DA MATA – O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica. Restam apenas cerca de 10% da mata original.
Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão. A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé teve por objetivo proteger e recuperar o bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões, para cobrar a reparação dos danos e outras medidas compensatórias.