Paraná ganha Centro Experimental de Manejo Racional por uma pecuária de qualidade e rentável

Mais de 350 pessoas foram conferir a inauguração do Centro Experimental de Manejo Racional e Produtivo (CEM), no sábado (24/11), localizado na Fazenda Arca de Noé, município de Guairaçá.
Com isso, o Paraná ganha um espaço dentro de uma fazenda modelo de produção voltado ao treinamento e formação para o desenvolvimento de uma pecuária de qualidade e rentável.
O Centro nasceu de um projeto da Beckhauser, empresa de troncos e balanças sediada em Paranavaí, que já vem realizando no campo um trabalho de disseminação do conceito de manejo racional e produtivo e seus benefícios com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da pecuária.
O projeto de um espaço para treinamentos, no entanto, ganhou uma dimensão ainda maior com a parceria com a Fazenda Arca de Noé e o Frigorífico Argus, que além da infraestrutura, enriqueceram o projeto com a possibilidade de o Centro ser instalado dentro de uma fazenda de gado que já nascia com o propósito de ser uma fazenda modelo de pecuária na região.
Além disso, o projeto ganhou a porta aberta do frigorífico, através de números de acompanhamentos de abate, que permitirão um diálogo sobre melhorias na produção que podem refletir em ganhos em toda a cadeia. A Beckhauser fará a coordenação das atividades de treinamento.
“O Centro Experimental de Manejo Racional, fruto da parceria entre as empresas, servirá para pesquisa, ensino, estudos das universidades, fazendeiros, sindicatos, envolvendo muitos outros parceiros ligados à agropecuária brasileira”, afirmou o deputado federal, Luiz Carlos Setim, proprietário da Fazenda Arca de Noé e do Frigorífico Argus, de São José dos Pinhais (PR).
“O CEM é fruto do encontro de boas ideias e de pessoas que vivem a pecuária, que nela acreditam e que estão acostumadas a lidar com desafios e dificuldades. No caso específico do CEM, podemos destacar o papel do Zanatta, que foi um grande articulador, pois enxergou que os dois projetos podiam se juntar – o da Beckhauser de capacitar pessoas para a melhoria da pecuária, e o da Fazenda Arca de Noé de ser uma fazenda modelo para fomentar a pecuária na maior região produtora de gado do Paraná”, declarou o diretor da Beckhauser, José Carlos Beckheuser, referindo-se ao representante comercial da empresa em Paranavaí, Euriberto Gentil Zanatta, que faleceu em virtude de um acidente em 05/09/2012, e foi quem apresentou a equipe da empresa às pessoas da Fazenda Arca de Noé, dando início ao projeto do CEM.
Infraestrutura – O CEM conta com um mezanino com uma sala de aula onde serão ministradas as aulas teóricas e um curral modelo para que as pessoas visualizem na prática os conteúdos apresentados.
O curral está equipado com câmeras em diversos pontos, que permitirão registrar o manejo – seja para transmissão em tempo real nos treinamentos em que haja um número grande de participantes, seja para uso em pesquisas, com medições ligadas, por exemplo, ao comportamento dos animais em diferentes situações de manejo.
A estrutura do curral foi cuidadosamente pensada, com a escolha de um modelo de tronco de contenção antiestresse para oferecer as melhores condições possíveis de manejo à equipe e aos animais, respeitando seu bem-estar.
Cada detalhe foi escolhido considerando o manejo racional: desde a oferta de água nas mangas que ajuda a evitar o estresse dos animais, passando pela seringa com laterais fechadas que facilita o fluxo de manejo, até o sistema de dreno para evitar a formação de barro no curral.
O espaço está equipado também com o que existe de ponta em tecnologia para o manejo de gado, com um tronco pneumático instalado com balança eletrônica, equipamento com foco em alta produtividade e qualidade de manejo.
“O Brasil tem uma legislação que protege o bem-estar animal, porém ainda há muito a ser feito no campo nesse sentido. É preciso que haja uma relação de respeito entre homem e animal e isso só se faz com conhecimento. Os peões que lidam com o gado são peça-chave para qualquer projeto de melhoria da pecuária e devem ser mais valorizados. Já somos um dos maiores produtores de carne do mundo em volume e o próximo passo que a pecuária brasileira precisa dar é em qualidade, o que se consegue com manejo e conhecimentos sobre bem-estar animal, justamente o propósito do CEM”, destaca o médico veterinário Renato dos Santos, responsável pela área de manejo racional da Beckhauser e que coordenará os cursos realizados no CEM.
O Centro de Manejo contou também com parceria na construção da Itabira Currais, responsável pela planta e construção do curral; e da WM Borrachas, que trabalha com pisos antiestresse emborrachados para estruturas diversas (rampas, currais, baias e caminhões boiadeiros).
O primeiro curso a ser realizado no CEM já está marcado e será no final do mês de janeiro, promovido em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). O treinamento será voltado a médicos veterinários que atuam na área de bovinocultura de corte.

A Fazenda Arca de Noé
O CEM está instalado na Fazenda Arca de Noé, que fica no município de Guairaçá, dentro da microrregião de Paranavaí, classificada pelo IBGE como o maior rebanho bovino do estado do Paraná, seguida por Umuarama, que também está muito próxima à localização da fazenda.
Com área de 690 alqueires de pastagens, agricultura, Reserva Legal e Área de Proteção Permanente, a propriedade explora a cria, recria e engorda de gado bovino, com um rebanho de aproximadamente 2.500 cabeças.
Além da pecuária, a Fazenda Arca de Noé produz cana e capim napier, utilizados para consumo, e cultiva mandioca, visando a recuperação das pastagens.

Sobre o Frigorífico Argus
O Frigorífico Argus é um complexo industrial com mais de 50 anos de mercado voltado para o abate de bovinos e suínos, cuja carne é distribuída para a região metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e litoral do estado do Paraná, abastecendo redes de supermercados e açougues da região. O Complexo Argus industrializa, em modernas instalações, subprodutos de origem animal, como sebo industrial, farinha de carne e farinha de sangue, distribuídos no mercado nacional. Os animais são adquiridos no Paraná, especialmente na região dos Campos Gerais, região de Guarapuava, Norte Pioneiro e Noroeste do estado.

Sobre a Beckhauser
Há 42 anos a Beckhauser alia manejo racional e produtivo, buscando oferecer ao pecuarista soluções inovadoras de contenção, manejo e controle que aprimorem a produtividade, agregando valor ao negócio com segurança para o homem e ao animal. A empresa possui uma completa linha de troncos tradicionais e automatizados, além da linha de controle/pesagem eletrônica.
Além dos produtos, a Beckhauser investe na disseminação do conceito do manejo racional e produtivo em eventos de diversas regiões do país, e por meio de ferramentas como o Informativo Manejo, que leva exemplos de manejo racional bem aplicado e dicas práticas que ajudam a melhorar a produtividade e os resultados da produção pecuária.