Paraná já aplicou 171 mil doses das vacinas contra pólio e sarampo

CURITIBA – Dados preliminares do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde mostram que, em uma semana, o Paraná aplicou cerca de 84,5 mil doses da vacina contra sarampo e outras 86,5 mil da vacina contra poliomielite.
Os números correspondem a aproximadamente 14% das doses previstas para aplicação em todo o Estado. A previsão é de que até o final da campanha 581 mil crianças sejam vacinadas.
A campanha nacional de vacinação contra as duas doenças começou em 6 de agosto e prossegue até o dia 31. Devem ser vacinadas todas as crianças com idade entre 12 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que já foram vacinadas.
No caso da poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida recebem a vacina inativa poliomielite (VIP), injetável. Aquelas que tomaram anteriormente uma ou mais doses da vacina VIP, recebem a vacina oral poliomielite (VOP), em gotinhas. Para proteção contra o sarampo, todas as crianças tomam uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças que fazem parte do público-alvo.
COMPARATIVO – Na primeira semana da campanha em todo país foram aplicadas 1,16 milhão de doses de vacina contra a poliomielite e 1,15 milhão de doses da vacina tríplice contra o sarampo. Até o final da campanha, cerca de 11,2 milhões de crianças deverão ser imunizadas em todo Brasil.
Entre os estados, Rondônia, que antecipou o início da campanha para 9 de julho devido aos casos de sarampo registrados no Norte do país, já aplicou 40% das doses previstas. São Paulo, outro estado que antecipou o início da campanha com a realização de um Dia D em 4 de agosto, conseguiu aplicar 27% das doses previstas.
No Paraná, as regionais de saúde que se destacaram na primeira semana da campanha foram as de Campo Mourão (11ª Regional) e Paranavaí (14ª Regional).