Paraná lança campanha para promover a saúde do homem

CURITIBA – O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou, na Assembleia Legislativa do Paraná, da audiência pública que marcou o lançamento do Agosto Azul, instituído pelo Governo do Estado para fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde do homem.
Até o fim do mês, o tema será objeto de debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais. Haverá também distribuição de material informativo.
O secretário lembrou que os homens pouco procuram os serviços de saúde e geralmente têm diagnósticos tardios. “Por isso é importante fazermos campanhas para motivar a reflexão e a mudança de comportamento masculino”, enfatizou. À tarde foi lançado um selo dos Correios comemorativo ao Agosto Azul.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde.
Os homens de 20 a 49 anos correspondem a 52 milhões de pessoas no Brasil e a 55% do total da população masculina. Eles vivem em média seis anos menos que as mulheres (71,6 anos os homens e 77,9 anos as mulheres).
Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul, que seguirá os moldes do Outubro Rosa, dedicado a promover mundialmente ações preventivas do câncer de mama. “O objetivo é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais frequência suas condições de saúde”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.