Paraná lança primeiro sistema de vistoria eletrônica de veículos do País

As vistorias de veículos realizadas no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão ficar mais modernas, seguras e rápidas. Lançado nesta semana um novo sistema inédito no Brasil, que passa a ser testado pela autarquia em Curitiba, vai substituir o uso de papel por arquivos eletrônicos.
Um aplicativo de celular permitirá que os vistoriadores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.
Desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar), o aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, assim como avarias encontradas.
"O Paraná é o primeiro Estado do País que terá a vistoria totalmente eletrônica, por celular e transmitida via wifi 3G ou 4G", explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.
Ele explica que uma vistoria mais apurada e tecnicamente aperfeiçoada garante dados mais precisos e, assim, o cidadão tem mais segurança no momento de comprar ou vender um veículo. “Por ser online, o novo sistema permite ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real as vistorias realizadas, sem acúmulo de papel ou burocracia”, completa ele.
Como é um projeto-piloto, a primeira fase será restrita a Curitiba e deve identificar as melhorias necessárias. A expectativa é que o cronograma de implantação no Interior tenha início em julho de 2015.
"Cada passo foi pensado e construído em conjunto com uma comissão de vistoriadores. O diálogo foi importante para avançar e tornar um projeto deste porte realidade", destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.