Paraná reabre mercado de carne bovina para o Irã

Depois de mais de dois anos de comércio suspenso, o Irã voltará a comprar carne bovina do Paraná.
O acordo preliminar foi firmado nesta quinta-feira durante encontro entre o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, e o representante da Organização Veterinária do Irã (IVO) no Brasil, Mohammad Reza Jabari, na sede da Adapar, em Curitiba.
O acordo deve ser formalizado na próxima semana, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento for oficialmente comunicado. A partir disso, o Irã retomará efetivamente o mercado com frigoríficos paranaenses.
O embargo por parte do Irã à carne paranaense aconteceu em 2010, após a detectação de um potencial causador do Mal da Vaca Louca em um animal morto em 2010, no Norte do Estado.
“Isso mostra que cada vez mais os mercados estão exigentes e rigorosos. Não é apenas o controle e erradicação do vírus da febre aftosa que garante as relações comerciais na área da pecuária”, disse Kroetz.
Atualmente, o principal mercado para a carne do Brasil é Hong Kong, seguido da Rússia e da Comunidade Europeia. O próximo passo, disse Kroetz, será a conquista de mercados como Japão, Coréia do Sul e também o mercado de carne fresca para os Estados Unidos, onde a possibilidade de agregação de valor aos produtos paranaenses são ainda melhores.