Paraná segue entre os estados com maior número de cadastros no CAR

CURITIBA (ANPr) – Mesmo com a redução do ritmo da procura por parte dos proprietários após o anúncio da prorrogação do prazo para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Paraná se mantém entre os Estados com maior número de propriedades cadastradas.
O segundo do Brasil em número de propriedades rurais, o Paraná está em quarto lugar quanto ao número de imóveis cadastrados. O prazo para cadastramento em todo o País no Sistema do CAR é 5 de maio de 2016, após o Governo Federal prorrogá-lo por um ano.
De acordo com o último relatório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela homologação dos cadastros no Estado, até 30 de junho o Paraná já havia cadastrado 32,8% da área passível de cadastramento no Estado.
A cidade com maior número de cadastros efetivados é Assis Chateaubriand com pouco mais de 3 mil propriedades.
Para acelerar os cadastramentos, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, disse que pretende dar maior publicidade para o CAR e manter as reuniões com representantes dos municípios e proprietários rurais para explicar a finalidade dos cadastros e as vantagens para quem fizer o cadastramento no prazo estabelecido.
Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal e a facilidade para regularização ambiental das propriedades.
CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico que visa a identificação e a integração das informações ambientais com o uso das tecnologias de sensoriamento remoto e georreferenciamento.
As informações prestadas ao CAR abrangem, além dos dados referentes à titularidade, tamanho e limites do imóvel, as áreas de remanescentes de vegetação nativa, áreas de preservação permanente, como nascentes e arroios, e de reserva legal, entre outras. As inscrições no CAR devem ser feitas no site do Governo Federal (www.car.gov.br )