Paraná tem 77 mil matrículas na educação profissional, acima da média nacional

CURITIBA – Este ano o governo do Paraná matriculou na rede estadual de educação 77.112 alunos interessados em um diferencial para o mundo do trabalho.
Do total, 57.942 alunos estão nos cursos técnicos, que acontecem nas formas de Ensino Médio Integrado, Subsequente e PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Outros 19.170 estudantes estão matriculados no Curso de Formação de Docentes nos Colégios Estaduais do Paraná.
Esses números de alunos matriculados colocam o Paraná acima da média nacional dos estudantes que fazem cursos técnicos. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 6% dos alunos fazem cursos técnicos profissionais no país. No Paraná, esse número é de 16%, e sobe para aproximadamente 21% se considerado o Curso de Formação de Docentes.
O número de alunos matriculados nos cursos técnicos também vem aumentando ano a ano. Em 2009 eram 68.351 estudantes nesses cursos. Este ano os números preliminares da Secretaria de Estado da Educação mostram 77.112 matrículas. Um aumento de 12,8%.
O Paraná oferta 55 opções de cursos técnicos gratuitos nas escolas estaduais. Os cursos estão divididos em 355 escolas do estado, em 184 cidades diferentes.