Paranaenses vão ao Mato Grosso do Sul conversar sobre a duplicação da BR-376
Mais uma notícia positiva para quem aguarda a duplicação da BR-376 de Paranavaí (PR) até Taquarussu (MS). O pré-projeto apresentado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil já foi encaminhado para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. O parecer é favorável às obras.
O processo ainda tem muitas etapas para serem cumpridas, mas, por enquanto, as expectativas são positivas. Representante da sociedade civil organizada do Noroeste do Paraná, Demerval Silvestre demonstrou otimismo. Segundo ele, se tudo seguir dentro do que é previsto, as obras poderão ter início em 2020.
Nesta segunda-feira (18), um grupo de paranaenses viajará até o estado vizinho, onde se encontrará com o governador Reinaldo Azambuja. “Vamos apresentar o dossiê que levamos a Brasília”, informou Silvestre. Além disso, é preciso debater as possíveis parcerias entre Mato Grosso do Sul e Paraná.
Uma das ideias é que os dois governos dividam as despesas com a elaboração do projeto de viabilidade econômica para a duplicação da rodovia. Também é preciso federalizar alguns trechos que são de responsabilidade dos governos estaduais.
DUPLICAÇÃO – Por enquanto, seguem as obras de duplicação da BR-376, no trecho entre Nova Esperança e Paranavaí. A previsão inicial era de que tudo estivesse pronto até o final deste ano. Agora, espera-se que os trabalhos sejam concluídos até dezembro de 2018.
A ampliação das pistas tornará mais ágil e seguro o tráfego de veículos leves e de caminhões que fazem o transporte de cargas. O escoamento de produções agrícolas, por exemplo, é um dos grandes responsáveis pelo aumento no trânsito nos últimos anos.