Paranavaí ainda na disputa pela sede da reitoria da Unespar, diz deputado

O deputado estadual Antonio Teruo Kato afirmou ontem que o trabalho pela instalação em Paranavaí da sede da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fafipa) continua. Segundo ele, não há definição e três cidades continuam na disputa: Campo Mourão, Curitiba e Paranavaí.   
Enquanto trabalha politicamente para conquistar o benefício, Teruo Kato lembra que o Conselho Universitário reiterou o que já havia votado no final do ano passado, prevendo a implantação da reitoria na capital do Estado. No entanto, opina que estrategicamente a sede ficaria em Paranavaí.
Além das questões geográficas e de contemplar a região com um grande benefício, o deputado lembra que o campus de Paranavaí é o maior em infraestrutura e também em quantidade de alunos. Portanto, analisa, a reitoria estaria bem localizada.
O parlamentar confirmou conversas anteontem com o governador Beto Richa e ontem com o também deputado estadual Luiz Accorsi tratando do tema. Richa teria gostado da ideia, uma vez que representaria uma das maiores conquistas recentes da cidade.
Kato disse compreender o momento político, mas espera uma decisão favorável ao Extremo-Noroeste do Paraná, antes das eleições municipais de outubro.
Essa decisão, complementa, viria ao encontro até mesmo da parceria PMDB/PSDB em Paranavaí. Por fim, Teruo Kato se diz otimista com a possibilidade de conquista e rejeita os boatos de que o assunto estaria decidido, com a sede da reitoria ficando para Campo Mourão. As informações sobre a sede em Campo Mourão surgiram de fontes não oficiais e ganharam força nos últimos 15 dias.