Paranavaí apresenta saldo negativo na geração de empregos formais

O desempenho de Paranavaí no quesito geração de empregos formais foi negativo em julho deste ano. Foram 30 contratações e 84 demissões, totalizando -54 postos de trabalho. O resultado deixou o município na 39ª colocação do ranking estadual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A maior quantidade de desligamentos foi registrada no comércio, setor em que 53 pessoas foram demitidas. Os serviços foram responsáveis por mais 31 demissões.
Em contrapartida, o agronegócio gerou 15 postos de trabalho formal. Na construção civil foram mais 10. Na indústria de transformação, cinco.
De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria, o saldo negativo reflete a situação de recessão econômica que o Brasil enfrenta. Para se ter uma ideia, no quadro geral, o Paraná apresentou decréscimo de 0,21% em relação à geração de empregos no mês anterior.
Apesar dos números negativos, Paranavaí apresentou desempenho melhor do que outros municípios paranaenses com destaque na economia, dentre os quais, Cianorte (-121), Cascavel (-135), Campo Mourão (-147), Umuarama (-196), Maringá (-278), Apucarana (-288), Arapongas (-325), Londrina (-627) e Curitiba
(-2.763).
A expectativa de Elen é que o segundo semestre deste ano seja marcado por uma recuperação econômica, o que resultaria na ampliação da oferta de empregos.
HÁ VAGAS – A próxima semana começará com 24 vagas de emprego na Agência do Trabalhador de Paranavaí. As oportunidades estão distribuídas em diferentes áreas de atuação, conforme Elen enfatizou: “A oferta é diversificada, e muitas vagas exigem que o candidato tenha experiência”.
Diariamente, a equipe da Agência do Trabalhador faz contatos com empresários da cidade, com o objetivo de ampliar a oferta de empregos. A divulgação das vagas é gratuita, bem como a pré-seleção dos candidatos, de acordo com os requisitos apresentados por quem vai contratar.
As pessoas que estão em busca de colocação no mercado de trabalho podem ir até a Agência do Trabalhador, localizada na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no centro de Paranavaí. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. É necessário apresentar documentos pessoais e Carteira de Trabalho.
 
Lista completa de vagas de emprego

Na segunda-feira, a Agência do Trabalhador de Paranavaí iniciará os atendimentos ao público com 24 vagas de emprego. Abaixo, a lista completa.

Confeiteiro (1), cozinheira de lanchonete (1), cozinheiro de restaurante (1), editor de imagem (1), enfermeira (1), engenheiro de alimentos (1), escriturário (1), esteticista (1), instalação/manutenção de ar-condicionado (1), instrutor de encanador (1), instrutor de recepção/atendimento (1), instrutor em colocação de piso (1), nutricionista (2), operador de caixa (1), operador de máquinas industriais (1), técnico de alimentos (1), técnico de enfermagem (1), técnico em estética (1), vendedor interno (2), vendedor pracista (2) e web designer (1).