Paranavaí classificada entre as 20 melhores iniciativas do Brasil

Centenas de municípios brasileiros inscreveram projetos para o prêmio MuniCiência “Municípios Inovadores”, e Paranavaí foi classificada na primeira etapa entre as 20 melhores iniciativas do país. Agora o município está preparando o projeto detalhado desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com todas as ações, dados e comprovação de programas próprios da administração.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Apenas mais uma cidade paranaense entrou na seleção – Astorga. Paranavaí foi escolhida com o Projeto “Construindo uma Gestão Plena através de programas próprios na Assistência Social”.
Segundo a secretária de Assistência Social, Marly Bavia, essa foi a única das 20 iniciativas classificadas no país na área de assistência. “Tivemos a oportunidade de trabalhar por dois mandatos, e isto nos deu a chance de fazer um levantamento criterioso sobre as maiores deficiências no atendimento à população na área da Assistência Social. O diagnóstico feito através dos CRAS fez com que pensássemos em alguns projetos de enfrentamento que hoje fazem diferença na vida de centenas de famílias paranavaienses”.
O projeto de Gestão Plena na Assistência Social conta com cinco programas próprios do município. São eles:
Mais Leite das Crianças (que distribui um litro de leite por dia para crianças até 5 anos);
Água Solidária (que garante o pagamento das faturas de água e esgoto dos consumidores beneficiários da Tarifa Social da Sanepar);
Pró-Vida (proteção às vítimas de violência doméstica);
Construsocial (que garante uma bolsa de material de construção no valor de até R$ 5 mil que deve ser utilizada em pequenos reparos, melhorias ou reforma das moradias de famílias em situação de risco);
Paranavaí Cuida (auxílio natalidade que garante um kit com peças de enxoval para bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social).
Para a secretária Marly Bavia, a iniciativa da Prefeitura de Paranavaí em criar programas próprios e garantir recursos no orçamento para executá-los foi o que marcou o Projeto de Gestão Plena.
“O prefeito Rogério Lorenzetti entende que o município precisa contribuir de alguma forma para garantir qualidade de vida às famílias. Com esses programas, fazemos parcerias importantes que nos ajudam a resolver problemas sérios, sociais e históricos. Antes dos programas próprios não existiam mecanismos para a Prefeitura ajudar as famílias que mais precisam, agora conseguimos fazer isso muito bem. Nossa esperança é que este trabalho seja reconhecido e conhecido agora a nível nacional”, destaca Bavia.
MUNICIÊNCIA – Uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prêmio tem o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar projetos inovadores adotados por Prefeituras de todo o País que contribuem, de forma significativa, para a melhoria da gestão municipal.
O concurso analisa a introdução de novas práticas ou mudanças em práticas anteriores da gestão pública municipal, produzindo resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.
Municípios brasileiros se inscreveram no prêmio e 20 foram selecionados para a próxima etapa do concurso, que é a de análise detalhada das iniciativas. Os vencedores do prêmio MuniCiência serão divulgados apenas no final do ano, mas é possível acompanhar o concurso pelo site http://www.municiencia.cnm.org.br/