Paranavaí conquista credenciamento do CAPS Infantil junto ao Governo Federal
“O CAPS Infantil foi implantado no município em agosto de 2010. Até agora ele era um projeto aprovado para dar atendimento a crianças e adolescentes na área de saúde mental, mas não credenciado/habilitado a ser mantido pelo Governo Federal, como os outros CAPS de Paranavaí. Nestes últimos cinco anos, quem manteve o espaço aberto e em funcionamento foi a administração municipal, por entender a importância desta assistência para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, destacou o coordenador do programa de Saúde Mental do município, Ari Martinez.
A partir de agora, o CAPS Infantil vai receber um repasse de recursos da ordem de R$ 385.560,00 por ano, o que significa que a entidade terá à disposição R$ 32.130,00 todos os meses para manutenção dos trabalhos.
“Hoje temos uma equipe de 14 pessoas dando atendimento no CAPS Infantil. São médicos (psiquiatra e clínico), enfermeiro, psicólogo, psicopedagogo, assistente social, equipe administrativa e seis oficineiros, que desenvolvem atividades voltadas à música, artes cênicas, artesanato, terapia do movimento, entre outras. A garantia desses recursos alivia os cofres públicos municipais e nos dá segurança para continuar desenvolvendo esse trabalho com excelência”, frisou Martinez.
ATENDIMENTOS – O CAPS Infantil acolhe pacientes até 18 anos (crianças e adolescentes), estimulando sua integração social e familiar através de acompanhamento médico e psicológico.
Desde 2010, a entidade já atendeu 825 crianças e adolescentes que sofriam com a dependência química ou algum tipo de transtorno mental. Atualmente, o centro atende 236 pacientes que estão recebendo tratamento multidisciplinar, medicação e terapias ocupacionais.
“A prevalência de pacientes acolhidos é do público masculino (77,5%). Entre os pacientes em tratamento atualmente, 183 são meninos e 53 meninas. Além disso, nestes cinco anos de atividade, já acompanhamos 69 crianças e adolescentes encaminhados através do Cense (Centro Socioeducativo) e outros nove em regime de semiliberdade, que tiveram algum tipo de acompanhamento judicial”, explicou o coordenador do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Paranavaí.
Fique sabendo
***Dos atendimentos feitos até hoje no CAPS Infantil, a maioria das crianças e adolescentes sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH (37% dos pacientes), seguidos de Transtorno de Ansiedade (22%), Transtorno de Desenvolvimento Psicológico – TDP (17%) e Transtorno do Humor (10%).
***A instituição também tem acompanhado casos de crianças e adolescentes que sofrem com episódios de depressão (5%) e Transtorno Bipolar (4%).
***Entre os bairros da cidade, os que mais têm pacientes em tratamento no CAPS Infantil são o Jardim São Jorge (13%), Jardim Morumbi (11%), Jardim Ipê (8%), Jardim Simone (8%) e Centro (6%).
***Os usuários do CAPS Infantil são encaminhados, na maior parte das vezes pelas escolas, Unidades Básicas de Saúde, equipes do Estratégia Saúde da Família, Conselho Tutelar e pela Promotoria Pública.
Atinge 20% da população mundial
Estima-se que os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. Entre crianças e adolescentes esse número pode variar entre 5% e 7%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O CAPS Infantil trabalha com uma busca ativa de crianças e adolescentes que faltam ao tratamento. A dificuldade é que muitos pais não dão a devida importância no tratamento preliminar de transtornos mentais, e poucos sabem que, se tratada logo no início, a doença pode ser curada ao invés de se tornar crônica e depois não ter mais volta para o paciente”, finaliza Martinez.
Serviço:
O CAPS Infantil está localizado na Rua Guaporé, 2.085, em frente ao Teatro Municipal. O centro atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 até 20 horas. Mais informações pelo telefone 3423-2466.