Paranavaí conquista credenciamento do CAPS Infantil junto ao Governo Federal

Foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (5) a Portaria nº 1647/2015 que credencia o CAPS Infantil de Paranavaí como instituição apta a receber recursos do Governo Federal para a manutenção dos trabalhos.
“O CAPS Infantil foi implantado no município em agosto de 2010. Até agora ele era um projeto aprovado para dar atendimento a crianças e adolescentes na área de saúde mental, mas não credenciado/habilitado a ser mantido pelo Governo Federal, como os outros CAPS de Paranavaí. Nestes últimos cinco anos, quem manteve o espaço aberto e em funcionamento foi a administração municipal, por entender a importância desta assistência para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, destacou o coordenador do programa de Saúde Mental do município, Ari Martinez.
A partir de agora, o CAPS Infantil vai receber um repasse de recursos da ordem de R$ 385.560,00 por ano, o que significa que a entidade terá à disposição R$ 32.130,00 todos os meses para manutenção dos trabalhos.
“Hoje temos uma equipe de 14 pessoas dando atendimento no CAPS Infantil. São médicos (psiquiatra e clínico), enfermeiro, psicólogo, psicopedagogo, assistente social, equipe administrativa e seis oficineiros, que desenvolvem atividades voltadas à música, artes cênicas, artesanato, terapia do movimento, entre outras. A garantia desses recursos alivia os cofres públicos municipais e nos dá segurança para continuar desenvolvendo esse trabalho com excelência”, frisou Martinez.
ATENDIMENTOS – O CAPS Infantil acolhe pacientes até 18 anos (crianças e adolescentes), estimulando sua integração social e familiar através de acompanhamento médico e psicológico.
Desde 2010, a entidade já atendeu 825 crianças e adolescentes que sofriam com a dependência química ou algum tipo de transtorno mental. Atualmente, o centro atende 236 pacientes que estão recebendo tratamento multidisciplinar, medicação e terapias ocupacionais.
“A prevalência de pacientes acolhidos é do público masculino (77,5%). Entre os pacientes em tratamento atualmente, 183 são meninos e 53 meninas. Além disso, nestes cinco anos de atividade, já acompanhamos 69 crianças e adolescentes encaminhados através do Cense (Centro Socioeducativo) e outros nove em regime de semiliberdade, que tiveram algum tipo de acompanhamento judicial”, explicou o coordenador do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Paranavaí.

Fique sabendo

***Dos atendimentos feitos até hoje no CAPS Infantil, a maioria das crianças e adolescentes sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH (37% dos pacientes), seguidos de Transtorno de Ansiedade (22%), Transtorno de Desenvolvimento Psicológico – TDP (17%) e Transtorno do Humor (10%).
***A instituição também tem acompanhado casos de crianças e adolescentes que sofrem com episódios de depressão (5%) e Transtorno Bipolar (4%).
***Entre os bairros da cidade, os que mais têm pacientes em tratamento no CAPS Infantil são o Jardim São Jorge (13%), Jardim Morumbi (11%), Jardim Ipê (8%), Jardim Simone (8%) e Centro (6%).
***Os usuários do CAPS Infantil são encaminhados, na maior parte das vezes pelas escolas, Unidades Básicas de Saúde, equipes do Estratégia Saúde da Família, Conselho Tutelar e pela Promotoria Pública.

Atinge 20% da população mundial

Estima-se que os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da população mundial. Entre crianças e adolescentes esse número pode variar entre 5% e 7%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O CAPS Infantil trabalha com uma busca ativa de crianças e adolescentes que faltam ao tratamento. A dificuldade é que muitos pais não dão a devida importância no tratamento preliminar de transtornos mentais, e poucos sabem que, se tratada logo no início, a doença pode ser curada ao invés de se tornar crônica e depois não ter mais volta para o paciente”, finaliza Martinez.
Serviço:
O CAPS Infantil está localizado na Rua Guaporé, 2.085, em frente ao Teatro Municipal. O centro atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 até 20 horas. Mais informações pelo telefone 3423-2466.