Paranavaí deverá ser contemplada com mais 600 casas do Minha Casa

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), deverá autorizar a construção de mais 600 unidades habitacionais através do Minha Casa Minha Vida (MCMV) para Paranavaí.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Se houver possibilidade, com a desistência de algum município que já está credenciado para construir as casas, Paranavaí poderá receber autorização ainda este ano para o novo empreendimento. Não sendo possível, a autorização deverá acontecer na próxima edição do programa, o MCMV3.
Foi o que ficou acertado durante audiência no Ministério das Cidades, onde o prefeito Rogério Lorenzetti e o deputado federal Zeca Dirceu foram recebidos pelo chefe de gabinete da SNH, Tarcísio Bastos Cunha, e o assessor técnico Rui Pires da Silva.
Também participaram do encontro os representantes da LBX – Construção Civil, empresa que já tem o projeto para o referido empreendimento, Alberto Fleith Lemuch e Gustavo Ubaldini.
“Não podemos ser penalizados por nossa eficiência”, argumentou o prefeito Rogério Lorenzetti, ao rebater os argumentos da equipe da SNH de que Paranavaí já está construindo muito mais unidades do que previa a cota inicial.
“Nossos projetos têm sido de boa qualidade. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal têm sinalizado que financia os projetos. E a nossa equipe da Diretoria de Habitação tem feito um excelente trabalho de cadastramento de famílias que precisam destas unidades. Por isso que estamos avançando neste programa de habitação popular”, argumentou o prefeito.
Para sensibilizar os técnicos, o prefeito Rogério Lorenzetti informou que o Conjunto Habitacional Flavio Ettore Giovine, no Jardim Ipê, receberá nos próximos dias uma grande creche. E na região onde estão sendo construídos mais dois conjuntos, na saída para Tamboara, já está sendo projetada uma escola e uma creche, além de uma praça que já está em fase de licitação.
Estas informações agradaram os técnicos, pois há reclamações de que, em muitos municípios, estão sendo implantados conjuntos habitacionais sem equipamentos sociais. “Paranavaí tem se preocupado em dar moradia às famílias de baixa renda, mas garantindo acesso a serviços essenciais, como educação, segurança e assistência social”, reforçou o deputado Zeca Dirceu.
Após a audiência, os representantes da LBX, Alberto e Gustavo, asseguraram que vão levar adiante o projeto. “Temos a opção de compra do terreno e estamos otimistas de que Paranavaí vai conseguir a ampliação de cota, pois ficou provado na audiência que o Minha Casa Minha Vida é levado muito a sério pela Administração Municipal”, disse Alberto. A LBX já tem o compromisso do Banco do Brasil em financiar o novo empreendimento.
O prefeito Rogério Lorenzetti comentou que, caso este projeto seja aprovado, ao longo de seus oito anos de mandato, é como se a cada dia fosse construída uma nova casa popular em Paranavaí.
“Nos comprometemos em realizar o maior projeto habitacional da história de Paranavaí. E com parcerias com os governos Federal e Estadual estamos honrando este compromisso. Entre as casas já construídas e entregues e as em construção, já executamos o maior projeto de habitação de Paranavaí. Mas agora, com mais estas 600 casas, será um grande marco para a nossa administração e, sobretudo, para Paranavaí”, comentou o prefeito.