Paranavaí enfrenta epidemia de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem que Paranavaí é a quinta cidade do Paraná com epidemia de dengue.  Até a última sexta-feira a cidade tinha 247 confirmações da doença desde que os primeiros casos foram verificados, em outubro do ano passado.
Apenas nos primeiros 18 dias de 2013 o município contabilizava 130 positivos e quase 100 amostras aguardavam resultado de exame laboratorial. Neste final de semana foi grande a procura de socorro no PA (Pronto Atendimento) de pessoas com sintomas de dengue. Significa que os números devem continuar subindo.
Além de Paranavaí, outra cidade da região enfrenta epidemia de dengue – São Carlos do Ivaí. Desde outubro de 2013 até a semana passada foram 177 casos, numa população de pouco mais de 6 mil e 300 pessoas. Paranavaí tem pouco mais de 82 mil, de acordo com as projeções do IBGE.
A situação está levando Paranavaí a planejar o decreto de estado de emergência e com isso facilitar a tomada de algumas medidas de combate. Paralelamente, usa os arrastões como estratégia para ajudar a limpar a cidade e com isso reduzir a quantidade do mosquito transmissor (Aedes Aegypti). Outra forma é o uso de inseticida, pulverizado em toda cidade por veículos (chamados fumacês).
Numa definição simplista, epidemia é a incidência de muitos casos de uma doença em curto espaço de tempo. Em todo o Paraná são 1.174 casos confirmados de dengue, num total de 7.668 notificações.