Paranavaí entra em estado de epidemia de dengue

Depois que 56 casos de dengue foram confirmados recentemente em Paranavaí por critério clínico-epidemiológico, o município entrou em estado de epidemia. Considerando os números registrados de janeiro para cá, 265 exames laboratoriais foram positivados.
O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, explicou que a confirmação dos 56 casos por critério clínico-epidemiológico não revela, necessariamente, a situação enfrentada em Paranavaí. É que os pacientes não passaram pela coleta de sangue para a realização dos exames laboratoriais.
Mesmo assim, Fadel Filho fez um alerta: “A situação pode se agravar”. Isso porque a cada dia são encontrados em média oito focos de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Assim, muitos moradores estão sendo multados pela Administração Municipal. Considerando a atuação dos agentes da Vigilância em Saúde desde o início do ano, foram 951 notificações, 656 advertências e 36 multas.
Diante da situação, o apelo do diretor Fadel Filho é que os moradores façam o descarte correto do lixo doméstico e que não despejem resíduos em terrenos vazios. Também é necessário manter os quintais sempre limpos, para evitar o acúmulo de água em recipientes e calhas, por exemplo, que garante condições para a reprodução do mosquito da dengue.