Paranavaí fecha 2016 com saldo negativo na geração de empregos

Paranavaí fechou 2016 com saldo negativo no quesito geração de empregos. Em dezembro, foram 370 demissões a mais do que admissões. No acumulado do ano, o município registrou a contratação de 7.904 pessoas e 8.660 desligamentos, totalizando -756.
Foi o segundo ano consecutivo de resultado negativo. Em 2015, Paranavaí terminou com -180 postos de trabalho. A situação mostra os reflexos da crise econômica que o Brasil enfrenta e exige que os empresários tentem contornar as dificuldades sem reduzir o quadro de funcionários.
Na avaliação do gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, é preciso inovar, reduzir custos e encontrar caminhos para retomar o crescimento econômico.
Scarabelli afirmou que não é possível fazer projeções sobre os rumos da economia nacional. Há fatores internos e externos que podem interferir positiva ou negativamente. Mesmo assim, a expectativa é de que haja melhora nos próximos meses.
A gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, afirmou que a intenção é buscar investidores para Paranavaí, o que resultaria na abertura de vagas de emprego. “Só com a chegada de novas empresas e também incentivando as já existentes poderemos reverter esse quadro”.
Outra ação que poderá melhorar o desempenho do município na geração de postos de trabalho é o incentivo à qualificação profissional.