Paranavaí hoje vive uma Educação muito à frente de seu tempo, diz secretária

A Comissão Organizadora e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) se reuniram ontem para discutir a elaboração do novo Plano Municipal de Educação (PME).
O encontro reuniu representantes de todas as esferas educacionais – instituições municipais, particulares, universidades, educação especial, etc. – para aprofundamento com relação às metas propostas para o PME.
“Em junho de 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE) e a partir de então, foi dado um prazo de um ano para os Estados e municípios elaborarem o plano nas suas esferas de atuação. O Plano Nacional é composto de 20 metas que serão discutidas e adequadas ao município para a elaboração do PME, que vai gerir as ações da Educação em todos os níveis por um prazo de 10 anos”, explicou a diretora de Educação, Fátima Ferreira Louro.
Para a secretária de Educação, Cida Gonçalves, “Paranavaí hoje vive uma Educação muito à frente de seu tempo. Uma das metas para 2020, por exemplo, é de que 50% das escolas municipais atendam em período integral. Nós já vamos alcançar essa meta no próximo ano (2016), com 9 escolas em tempo integral. Isso porque temos uma administração que dá prioridade à educação. A elaboração do PME é mais um passo muito importante”, disse.
A secretária complementou: “A Educação vem trabalhando há vários anos a necessidade da implantação de um Plano em cada esfera de governo. Eu acredito que se os gestores tiverem um plano executável a ser seguido, todas as áreas da Educação estarão contempladas de maneira mais segura. É um plano que precisa ser executado a muitas mãos, pois não se restringe apenas à gestão municipal, mas temos aqui uma Comissão competente e comprometida em fazer dar certo”.
Durante o encontro, os participantes ouviram explanações sobre as principais características do PME, com a participação dos professores Dr. Alessandro Rocha (A importância do diagnóstico para o PME), Ms. Marli de Araújo (Diretrizes Gerais do PME) e Ms. Gislaine Godoy (O PME e a qualidade na educação). A partir daí, foram distribuídos materiais com 10 eixos temáticos para os grupos estudarem e elaborarem propostas e sugestões que vão compor o PME.
A votação do PME acontecerá no dia 19 de maio e, logo após, o Plano será encaminha à Câmara de Vereadores para votação. A implantação das ações do PME está prevista para 24 de junho.