Paranavaí já atende 100% da demanda por vagas na pré-escola, diz Prefeitura

Em Paranavaí, frequentar a escola a partir dos 4 anos é um direito garantido a todas as crianças.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, desde 2013 o município tem conseguido atender 100% da demanda por vagas na pré-escola (Jardins I e II), sendo um dos poucos do estado a cumprir com três anos de antecedência o novo texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que determina aos governos municipais e estaduais um prazo até 2016 para garantir vagas a todas as crianças com idade a partir de 4 anos.
Pela norma anterior, a matrícula na pré-escola era obrigatória apenas a partir dos 6 anos de idade.
“Vale lembrar que, atualmente, a matrícula na pré-escola só é obrigatória a partir dos 6 anos. Então algumas crianças com idades entre 4 e 5 anos ainda estão fora da escola por uma opção dos pais. Todas as demais crianças desta idade que nos procuram – atualmente são mais de 1.580 alunos – estão sendo atendidas. Às vezes não próximo da casa ou na escola de preferência dos pais, mas nós temos vagas em todas as escolas”, destaca a secretária de Educação, Cida Gonçalves.
DÉFICIT – A falta de vagas públicas na educação infantil é generalizada no país. Dados de 2012 coletados pelo MP-PR mostram que, naquele ano, esse déficit no Paraná era de 72% para até 3 anos e 30% para crianças com idades entre 4 e 5 anos. Em Maringá, cerca de 8,8% das crianças com idades entre 4 e 5 anos está fora da escola por falta de vagas. Em Curitiba, esse número chega a 36% e em Guarapuava a 67%.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“Paranavaí vive hoje a educação que o Brasil projeta para o futuro. Prova disso é que nós já alcançamos a média do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) projetada para 2019 e na Educação Infantil já garantimos vagas para todas as crianças a partir dos 4 anos, uma meta que o Brasil espera alcançar em 2016”, enfatiza a secretária.
BERÇÁRIO E MATERNAL – Apesar de não ser uma obrigação legal, o município também vem se esforçando para garantir vagas para crianças de 0 a 3 anos nos berçários e maternal dos centros de educação infantil. De acordo com a Seduc, o déficit de vagas nos Centros de Educação Infantil do município atualmente é de quase 300 vagas.
“Esse número começou a reduzir drasticamente nos últimos 5 anos com a criação de mil novas vagas na educação infantil e a expectativa é que chegue próximo de zero a partir de 2015, com a inauguração de mais dois centros (na Vila Operária e no Jardim Monte Cristo)”, explica Cida.